quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Discurso para a Colação de Grau da Formatura de avanço escolar - Colégio Militar de Santa Maria (2013)


PALAVRAS DA FORMATURA AVANÇO ESCOLAR 2013
 (Colação de Grau do dia 07 de agosto de 2013)

Senhor (autoridade militar mais antiga no evento),
senhoras, senhores familiares, militares, professores.
Caríssimos 22 alunos do “Terceirão 2013”,
Bom dia a todos,
Como Chefe da Seção de Cursos, professor de Literatura do 3º Ano do Ensino Médio, e em nome de todo o corpo docente do Colégio Militar de Santa Maria, apresentarei algumas palavras, sinceras e carinhosas, para engrandecer este momento tão especial de suas vidas.

O tempo passa. Um tempo já passou. Há alguns anos, vocês iniciavam esta bela jornada e começavam a construir a sua história no Colégio Militar de Santa Maria, o “Colégio do Vagão”. Essa história singular, talvez não esteja escrita em papéis ou livros, mas, com certeza, já está delineada no fundo de seus olhos juvenis.
O dia a dia do Colégio, vocês jamais esquecerão. O pátio de formaturas, as salas de aula, a cantina, o ginásio de esportes, os auditórios, a rotina castrense: a farda – bege, branca e vermelha – e os sonhos construídos durante toda a jornada, nesse estabelecimento de ensino. Mais do que todas essas imagens, o que ficará é a amizade e a lembrança de um crescimento coletivo.
Nesse caminho longo, alguns amigos partiram e outros chegaram. A vida é assim, repleta de despedidas dos olhos, mas nunca do coração. Agora, queridos alunos, chegou a hora de vocês. Corro o risco de ser repetitivo, para ser enfático: a sua história de aluno do CMSM – inesquecível narrativa da vida real – permanecerá no fundo de seus olhos, dentro da memória, para todo o sempre.
A grande importância da realização desta formatura, do 3º Ano do Ensino Médio, no interior do Rio Grande do Sul, não se baseia somente na relevante amizade que construímos (e construíram), durante todo esse tempo de convivência: no estudo, nas dificuldades, nas alegrias, nas pequenas falhas de comunicação, nas lágrimas e nos sorrisos. O principal valor desta colação de grau está no enérgico fortalecimento sociológico de nosso amado Brasil, que receberá, nos diversos cursos superiores, esses jovens que carregam a vitalidade do sangue “garança”[1].
Tenham a certeza que a equipe da Seção de Cursos, do 3º Ano do Ensino Médio, empenhou-se o máximo possível, para dar continuidade ao trabalho elaborado pelos colegas docentes de anos anteriores, que não devem ser esquecidos, no momento de sua partida. Também, não esqueçam o empenho formativo da Direção de Ensino, do Corpo de Alunos e do valoroso apoio administrativo de todos os militares e civis que se empenharam em ajudá-los na tarefa educativa. Todos nós, Colégio Militar e sua família, fizemos o máximo para que vocês fortalecessem a própria personalidade.
Ontem, na parte da noite, pensei: qual seria o principal conselho que qualquer professor gostaria de dar nesta oportunidade? O que surgiu, espontaneamente, foi “Mantenham-se sempre fieis a si mesmo e à sua consciência. Sejam apaixonados pela vida e busquem honrar uma palavra afiançada. A saúde (mental, física e moral) é melhor que qualquer bem material – ela é um ótimo motivo para o sono perfeito. Principalmente: façam o que amam e amem o que façam.”
Diz um provérbio francês que “uma criança é um anjo, cujas asas diminuem na medida em que suas pernas crescem”. Vocês cresceram. Hoje, após esta formatura, serão anjos de uma só asa. Isso não é um problema, pois aqui aprenderam a abraçar companheiros de asas opostas, para juntos, alçarem diversos voos. A partir de amanhã o céu será a sua fronteira.
Caio Fernando Abreu escreveu “O tempo que temos, se estamos atentos, será sempre exato.” O seu tempo, agora é exato. As portas do universo se abrirão, se realmente estiverem atentos. Hoje, vocês estão no topo da glória. Da sua glória de serem... Homens e mulheres adultos! Sejam felizes!



[1] Garança – cor da boina dos alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Um comentário:

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...