quarta-feira, 19 de junho de 2013

Secretaria de Cultura de Santiago - assunto antigo - 2009 - 7 motivos para a sua criação - VI Semana Literária

Da esquerda para direita: Breno Serafini, Giovani Pasini, Nivia Andres
Fátima Friedriczweski, Enadir Vielmo, Márcio Brasil, Therezinha Lucas Tusi, João Lemes

VI Semana Literária e a Secretaria de Cultura:
7 motivos para a criação de tal secretariado em Santiago



Esse assunto da SECRETARIA DE CULTURA em Santiago não é novo. Em março de 2009, os blogueiros da região já debatiam o assunto. Vejam o link de duas postagens que fiz, naquela época:



A VI SEMANA LITERÁRIA foi importantíssima, como o Márcio Brasil afirmou no seu blog.

Podemos ter tido apenas cerca de 70 pessoas, nos dois dias, mas tivemos a presença de pessoas que interferem no pensamento sociedade santiaguense. Vou citar algumas:
- Denise Flório Cardoso (Secretária de Educação e Cultura).
- Enadir Vielmo (Presidente do Centro Cultural).
- Vereadores Nelson Abreu, Marcelo Gorski e Cleusa Canterle.
- Escritores renomados, entre outros: Sadi Machado, Therezinha Lucas Tusi.
- Além dos debatedores e tantas pessoas difusoras de ideias.

Resolvi fazer uma postagem simples, com 7 motivos que se entrelaçam, sobre o assunto:

1. A EDUCAÇÃO é importantíssima e não merece que tenha a sua atenção dividida com outro assunto, mesmo que sejam relacionados. (Educação é o modo de transmitir e compartilhar a cultura. Essa é o hábito, o costume...). As necessidades da EDUCAÇÃO são urgentes, sendo um dos motivos principais dos protestos que percorrem o Brasil.
===
2. A CULTURA é importantíssima, ainda mais para Santiago, já que possui o epíteto “Terra dos Poetas”. Qual é a “macrovisão” desse projeto?
===
3. A CULTURA, como disse o professor Valdo Barcelos, citando um escritor: “...perguntar para o ser humano o que é a cultura é a mesma coisa que perguntar para um peixe o que é a água”, a CULTURA é importante para diversos aspectos: saúde (hábitos adequados de higiene), esporte, urbanização, urbanidade, etc. Ela é importante até para a agricultura e a pecuária (os costumes da lida campeira, a tradição gaúcha).
===
4.  A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) precisa de atenção total. Verbas para o município poderão surgir, oriundas de outros governos (estado e federação). O trabalho do Rodrigo Neres é excelente, como chefe de departamento, mas como diz o Márcio Brasil “...é colocar o motor de um fusca num carro de Fórmula 1”. Essa Secretaria de Cultura não teria uma ou duas pessoas pensando nesse foco, mas uma equipe que poderia trabalhar em busca de investimentos estaduais e federais.
===
5. Poderia se juntar a CULTURA com pasta mais adequada: Secretaria de Cultura, Desportos e Lazer, como nos seguintes municípios: Feira de Santana (BA), Chapecó (SC) e Governador Valadares (MG). O esporte e o lazer são assuntos bem mais “amenos” e que estão totalmente interligados com a cultura.
===
6. Poderia se juntar a CULTURA com o TURISMO: Secretaria de Cultura e Turismo, como em Bragança Paulista (SP), Jaú (SP) e São João Del Rei (SP). Toda a obra de urbanização não influencia no turismo?
===
7. Com uma SECRETARIA DE CULTURA nós teríamos, realmente, o incentivo para novos escritores, como ocorre em Santa Maria. Em 2011, no meu blog, lancei o CONVITE que recebi para o lançamento de um livro. Naquela oportunidade coloquei a postagem sobre a LEI DO LIVRO DE SANTA MARIA (CLIQUE AQUI). Sabemos que projeto de lei é proposto pela Câmara, mas e a questão da gerência e da vontade política? Não sei como a professora Denise Cardoso e o Rodrigo Neres ainda não enfartaram com a sobrecarga de trabalho que Santiago impõe, tanto na cultura quanto na educação.
  

Existem inúmeros outros tópicos e cada cidadão poderá elencar os seus. Com certeza, caro leitor, se o executivo pretende realmente algo para o futuro cultural de Santiago, irá refletir sobre esse assunto. Esperamos isso, como santiaguenses e cidadãos. Por que resistir à Secretaria de Cultura?

Dentro de alguns dias lançaremos o VÍDEO DO DEBATE. Importante documentário histórico, da filmagem de 7 (sete) debatedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...