sexta-feira, 31 de maio de 2013

Outro debatedor da Semana Literária - Breno Serafini - Como efervescer a literatura santiaguense?

Breno Serafini

Como efervescer a literatura santiaguense? 

Para falarmos de cultura, temos que tomar como parâmetro o que já existe. Nesse sentido, os diversos órgãos de Cultura de Santiago deveriam dar as mãos para construir uma política cultural que abordasse desde as questões da periferia até as que hoje conformam a Cidade enquanto Educadora e/ou Terra dos Poetas.
Dessa forma, respeitando as diferenças e preservando a autonomia de cada uma das entidades, dever-se-ia investir na construção de canais que expressassem as múltiplas visões de sociedade, as prioridades de cada um, na intenção de, sem se iludir com consensos, realmente galgar alguns passos para potencializar essa caminhada. Acredito eu, Santiago tem capital humano suficiente para conduzir essa questão, o que é atestado, inclusive pela própria realização deste evento, que não é o único exemplo dessa atuação.
Outras estruturas passam pela política do Município em relação à escola, valorizando a leitura e fomentando as ações culturais. Nesse sentido, por exemplo, a Feira do Livro poderia ser a culminância de um processo cultural construído ao longo do ano, com a inclusão de obras de autores convidados à Feira no currículo escolar e com a construção de pontes com outras instituições da região (Santa Maria, p. ex.) e mesmo de fora, para aquecer e agitar a cidade. Na verdade, a Feira deveria ser o espelho do que é produzido ao longo do ano... tanto institucionalmente quanto dos vários grupos que pesquisam e/ou produzem cultura.
Questões simples, como o convite de pesquisadores, professores, artistas em geral, a construção de oficinas, deveriam passar por uma corrente articulada entre as diversas instituições, dividindo responsabilidades e objetivos. Pode parecer idealismo, e um pouco o é, mas sem a atuação do Poder Público, que deve fomentar as questões, inclusive disponibilizando verbas, isso é quase impossível. Na verdade, é uma tarefa de toda a sociedade, o que inclui a mídia local, os empresários, a universidade, etc. e especialmente dos que pensam a cultura.


Breno Serafini

-------------------------------------------------------------------
Na VI SEMANA LITERÁRIA o Breno Serafini lançará o seu livro: "Millôres dias virão", no sábado 15 de junho. Convidamos para que participem!



Quer saber mais sobre a SEMANA LITERÁRIA? Clique em MAIS INFORMAÇÕES.




A "VI SEMANA LITERÁRIA DE SANTIAGO" ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho de 2013 (sexta e sábado), na Câmara dos Vereadores de Santiago. 

A atividade fornecerá um certificado de 25 (vinte e cinco) horas e terá o tema geral: "A Cidade Educadora e a Educação Intercultural"


CLIQUE NA FIGURA QUE ELA AUMENTA
PROGRAMAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...