sexta-feira, 3 de maio de 2013

Feira do Livro de Santa Maria - 2013 - Prefácio do Livro Dourado

O Livro Dourado 
Autoras: Onilse Noal Pozzobon, Maria Regina Caetano Soares, Jane Andiara Soares Zofoli
Denise Beatriz da S. Reis e Haydée S. Hostin Lima
Ontem de noite, quinta-feira, 2 de maio, dei uma boa passeada pela Feira do Livro de Santa Maria.
Tive o prazer de PREFACIAR (ver texto a seguir) a obra O LIVRO DOURADO, um excelente exemplar de "Literatura Teen", das amigas Onilse, Maria Regina, Jane, Denise Reis e Haydée Hostin Lima.

Leia o prefácio que fiz e veja algumas fotos (má resolução, pois foram com o celular). 

Assisti, também, uma bela palestra do Carpinejar.


PREFÁCIO
Carlos Giovani Delevati Pasini[1]

“Só se vê bem com o coração; o essencial é invisível aos olhos.” Saint-Exupéry


    Era uma vez...
    Caro leitor, seja bem-vindo ao livro “Livro Dourado”.
   Nessa obra, as escritoras Onilse Noal Pozzobon, Maria Regina Caetano Soares, Jane Andiara Soares Zofoli, Denise Reis e Haydée S. Hostin Lima conseguem ‘velejar’ por um mundo imaginário, numa coletânea que transita por reinos fantásticos, com cavaleiros, damas, príncipes, reis, rainhas, magos que atiçam a fantasia do leitor.
    Elas são felizes na sua proposta, pois a literatura infanto-juvenil já está alcançando, no Brasil, o seu merecido lugar, sendo uma das que mais cresce, em número de leitores. A sua relevância, para a nossa sociedade, está na contribuição positiva para a formação da personalidade de cada indivíduo, no caso, o leitor. Ela é uma ferramenta essencial para a difusão da cultura e, principalmente, para que se adquira o sadio hábito de gostar de ler.
    Lembro, no início de minha adolescência, que escolhi o livro “Um cadáver ouve rádio”, da coleção “Para gostar de ler”, um dos primeiros que li. Aquela pequena história conseguiu fazer com que a minha realidade se espalhasse pelo universo das letras. Era o começo de minha viagem pela literatura global.
   O presente livro, das queridas autoras, brota como mais uma admirável construção literária, na beleza de uma arte figurada e transfigurada, capaz de conduzir pequenos olhos, no decorrer das folhas, até paraísos elaborados, numa relação autora-leitor. O corpo do texto dessa antologia possibilita, também, a interação do lúdico, pelo prazer de saborear toda a sua magia, favorecendo a previsão de um futuro praticamente certo: a propulsão de novos leitores para a nossa terra.
    Precisamos de jovens sonhadores. Nesse milênio, necessitamos de uma juventude que entusiasme os nossos ideais e, principalmente, contagie todas as ideologias. A coletânea “O Livro Dourado” se transforma num turbilhão de emoções, metaforicamente falando, atingindo os cinco sentidos do ser humano, proporcionando uma sinestesia ao aventureiro que tiver o deleite de percorrer as suas páginas.
    Uma produção como essa, com tal qualidade, ganha importância para todas as idades, pois abrange um público que vai desde a pré-adolescência até a fase adulta, sendo, por exemplo, um interessante instrumento para docentes que busquem um bom livro paradidático.
    Enfim, encerro essas linhas com outra frase de Saint-Exupéry, no eterno Pequeno Príncipe “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”; pensamento muito apropriado para a ocasião. Caríssimas Onilse, Maria Regina, Jane, Denise Reis e Haydée; vocês serão responsáveis, a partir de agora, por todos os olhares que cativarem, ao nos conduzirem para um mundo fabuloso, numa literatura fantástica.
    Parabéns às escritoras!

Recife, PE, 9 de dezembro de 2012


[1] Professor de literatura brasileira do Colégio Militar de Santa Maria, escritor, Mestre em Educação e Oficial do Exército Brasileiro. Vice-Presidente da Casa do Poeta de Santiago e Coordenador Cultural do Centro de Integração Latino-Americana (CILAM).



Comprando livros na barraca da CAPOSM - Auri Sudati

Autoras de O LIVRO DOURADO

Eu, pais e alunos do Colégio Militar na Feira do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...