Fonte: Diário de Santa Maria (http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4125131,21892)
EDUCAÇÃO
Tecnologia a favor do ensino
Além da lousa eletrônica, Colégio Militar utiliza tablets
![]() |
ST Anchieta Professor de Matemática |
Nas salas de aula do Colégio Militar de Santa Maria, a tecnologia é instrumento para o conhecimento. Depois de implantar lousas eletrônicas em toda a instituição neste ano, o colégio adotou o uso de tablets para os alunos do 3ª ano do Ensino Médio. A ideia é, no futuro, ampliar para o 1º e 2º anos. Se entrar em uma sala de aula e ver alunos e professores interagindo com uma lousa digital é sinônimo de inovação, imagine um ambiente onde, sobre as classes, cada estudante tem um moderno tablet. E o professor conta com o equipamento. Além disso, esses aparatos são conectados em rede por um dispositivo instalado nas salas. E tudo isso ocorre em uma escola pública. Desde o início do ano letivo, essa é a realidade para 123 alunos e 13 professores do 3º ano do Colégio Militar.
São 44 aparelhos móveis – 31 para uso dos estudantes de quatro turmas e 13 para os educadores. Eles foram pagos pelos pais dos alunos. Cada um custou em torno de R$ 1,3 mil, incluindo o material didático (apostilas com conteúdos). A aquisição foi em forma de comodato e os tablets ficam no colégio. Funciona assim: o professor prepara a aula e disponibiliza uma atividade em rede que é acessada pelos alunos por meio dos tablets. Eles resolvem a questão, respondem ao exercício no aparelho, que envia o resultado. O professor tem acesso ao tempo que o aluno levou para resolver o problema, à resposta de cada um e ao percentual de acertos que a turma obteve. Além disso, é possível acessar conteúdos na internet, trazer mapas, gráficos etc. Tudo em tempo real. Nem é preciso dizer quem mais gostou dessa novidade.
– Não tem como ter sono na aula. Somos uma escola pública que tem tecnologia que as escolas particulares não têm – comemora a estudante Carolina Paim Fernandes, 16 anos.
60% dos alunos são aprovados em universidades públicas
Acostumados com as inovações tecnológicas, os alunos tiraram de letra o manuseio dos aparelhos. Já os docentes precisaram se reciclar.
– Passamos por uma capacitação em Brasília. Além disso, tivemos de correr atrás – comenta, em tom de brincadeira, o subtenente José Anchieta da Silva, professor de matemática,
Todo o conteúdo apresentado em aula, tanto por meio da lousa eletrônica, quanto pelos tablets, inclusive com as observações e explicações dos professores, é disponibilizado em um software que pode ser acessado de casa pelos alunos, por meio de um login e de uma senha. Também é possível saber quando e quantas vezes eles entraram no programa para estudar, o que torna mais fácil o acompanhamento de professores e pais sobre os estudos de seus filhos. Mas não pense que tanta tecnologia afastou a gurizada das antigas páginas de papel dos livros. Segundo diretor do colégio, coronel Antonio Eleazar de Moraes, a frequência dos estudantes à biblioteca tem aumentado, e a leitura é um complemento ao ensino digital.
– Tivemos um índice de 60% de aprovação dos nossos alunos em cursos superiores, resultado do uso da lousa eletrônica. Com os tablets, queremos aumentar em mais 10% – diz.
Na rede pública de Santa Maria, ainda não há escolas que tenham tablets disponíveis aos alunos.
LIZIE ANTONELLO|LIZIE.ANTONELLO@DIARIOSM.COM.BR
Parabéns ao Colégio, do qual fui aluno.
ResponderExcluirO CM já era magnífico, imagina agora.
Abraço ao profe Anchieta
Obrigado Gustavo, por sua participação no blog.
ExcluirRealmente, o Colégio Militar é muito bom!
Agora, ele está muito modificado, para melhor!
O tablet foi uma de tantas inovações que a escola fez.
Fico feliz com a sua leitura de meu blog...
Repassarei a sua lembrança ao professor Anchieta.
Até mais...