segunda-feira, 22 de abril de 2013

Noite de abertura da VI Semana Literária de Santiago (sexta, 24 de maio de 2013) terá debate entre escritores santiaguenses

Após a posse, a Casa do Poeta já começa a divulgar o primeiro evento que organizará nesse ano:

A "VI SEMANA LITERÁRIA DE SANTIAGO" ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2013 (sexta e sábado), na Câmara dos Vereadores de Santiago. O evento será organizado pela Casa do Poeta de Santiago, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


A atividade fornecerá um certificado de 25 (vinte e cinco) horas e terá o tema geral: "A Cidade Educadora e a Interculturalidade".




As semanas literárias de Santiago foram criadas, no ano de 2010, inspiradas na Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, no mês de fevereiro de 1922.
Quem conhece a literatura brasileira sabe as consequências positivas de tal evento, que teve a participação de Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graça Aranha, entre outros.

A partir de agora iremos divulgar -  em primeira mão - como será a noite da sexta-feira (24 de maio de 2013), onde ocorrerá o "I Salão de Debates culturais de Santiago":

Objetivo do I Salão de Debates: o "I Salão de debates culturais" tem por objetivo realizar um um debate sadio, dinâmico, entre alguns escritores (também blogueiros) de Santiago, com o foco no seguinte tema: "A intercultura na Cidade Educadora: como desenvolver a literatura em Santiago?" e prevê a junção de visões antagônicas, mas produtivas, dentro de nosso município.


Regras: serão estipuladas algumas regras para o salão, das quais já cabe citar:
Art. 1 - O debatedor terá um tempo inicial de até 7 minutos, marcados no relógio (no telão), para fazer a sua primeira explanação.
Art. 2 - Após a primeira rodada, caso julgue necessário, todos poderão utilizar, na sequência do sorteio, até 5 minutos para uma segunda fala.
Art. 3 - As falas dos debatedores não deverão ter cunho político-partidário.
(...)
Art. 10 - Os debatedores concordam que o seu nome e imagem seja divulgado (internet, folders etc.), bem como seja realizada a filmagem do evento, para posterior exposição, sem qualquer ônus para a Casa do Poeta de Santiago, Casa Caio Fernando Abreu.
(As regras ainda passarão pela análise do jurídico da Casa do Poeta)

Debatedores convidados (Dos 10 debatedores convidados pela Casa do Poeta, somente 8 aceitaram o convite) - foram escolhidos por possuírem blog e ter escrito pelo menos um livro

Os debatedores que aceitaram estão lançados, a seguir, em ordem alfabética:


Alessandro Reiffer
Breno Serafini
Fátima Friedriczweski

Giovani Pasini
João Lemes
Júlio Prates
Lígia Rosso
Márcio Brasil
Esse debate, em conjunto, ocorrerá com os 8 (oito) debatedores ao mesmo tempo no palco, sendo que cada um fará a sua fala em 7 minutos.

Pedimos que os debatedores e leitores que observem o site: www.ted.com que apresenta palestrantes de todo o mundo falando em até 10 (dez) minutos. Esse site também serviu de insight para a criação do debate literário.

Na noite de 24 de maio, o debate será DINÂMICO e cada autor terá um grande relógio marcando os 7 minutos para a sua fala.

Vale a pena conferir!

Nesta semana divulgaremos a programação, valores de inscrição, horas do certificado...etc.

Contudo, cabe destacar que, em relação a inscrições, os professores municipais e os associados da Casa do Poeta pagarão somente uma pequena taxa administrativa de R$ 5,00 (cinco reais).

Vagas limitadas! Faça a sua reserva enviando um e-mail (com nome completo, profissão, telefone, e-mail) para: 
casadopoetadesantiago@ig.com.br 

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...