sexta-feira, 5 de abril de 2013

Santa Maria tem Colégio de 1º Mundo (por Carlos Costabeber - sobre o Colégio Militar de Santa Maria)


SANTA MARIA TEM COLÉGIO DE 1o. MUNDO !
Carlos Costabeber


No dia 20 de março fui agraciado, durante a solenidade comemorativa aos 19 anos do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), com a Medalha do Mérito Colégio do Vagão. A Medalha é dedicada a pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao CMSM. No entanto, não é sobre a condecoração que quero falar. 

Nesses 19 anos fui incentivador do desenvolvimento do Colégio do Vagão (assim carinhosamente chamado em função de sua história ter iniciado ocupando dois vagões da Rede Ferroviária como salas de aula), tendo inclusive, liderado um processo que resultou na construção do belíssimo GINÁSIO POLIESPORTIVO.
Mas confesso que fiquei ainda mais impressionado, durante recente visita. No último ano o Colégio Militar apresentou profundas mudanças, e que tem influenciado diretamente nos resultados alcançados nos diversos concursos em que os alunos participam. Explico o funcionamento do processo:
Tudo tem inicio na chegada dos alunos, onde são recebidos por uma equipe de monitores numa espécie de “estação rodoviária” com área coberta. Em seguida, esses alunos são dirigidos às salas de aula. 
Lá as técnicas de ensino e aprendizagem são aplicadas em um ambiente climatizado (todas as salas possuem ar condicionado), equipamento multimídia que inclui computador, projetor e lousa digital. Além disso, o 3º ano do ensino médio conta com material pedagógico diferenciado que inclui a utilização, tanto por alunos como por professores, de tablets em sala de aula.
Outra decisão que considerei fundamental, é a oferta de ENSINO EM TEMPO INTEGRAL, e que já beneficia 50% dos alunos. Esse é um sonho que tenho, de que um dia o Brasil inteiro possa oferecer ensino em tempo integral para todos os nossos jovens.
Já a estrutura física oferecida ao corpo docente do CMSM também foi reformulada no último ano. Em 2012, as coordenações de ano (sala onde os professores das disciplinas de cada ano executam suas tarefas diárias) receberam estações de trabalho equipadas com computadores individuais que facilitam o planejamento das atividades de sala de aula. 
Outra implementação significativa foi o ENSINO BILINGUE em seu currículo, assim como da ROBÓTICA EDUCACIONAL – uma iniciativa inovadora, futurista. O projeto base de Robótica iniciou com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e posteriormente, com os alunos do 7º ano e, através da implementação do Clube de Robótica (que tem a participação voluntária, de alunos dos demais alunos).



Todas essas mudanças estruturais e implementações pedagógicas não teriam sentido se não houvesse um RESULTADO concreto. E esse resultado não me surpreendeu, pois o índice de 2012 foi recorde: acima 60% DE APROVAÇÃO alcançada pelos alunos nos concursos vestibulares em universidades federais.
Santa Maria pode se orgulhar em ter um colégio público “de 1º Mundo”. Espero que esse modelo de ensino chegue um dia às demais escolas públicas municipais e estaduais. O Brasil só irá vencer os gargalos que impedem seu rápido crescimento, se fizer uma revolução em todos os níveis de ensino.
Estou convencido de que o modelo implantado no “Colégio do Vagão”, seja o primeiro passo para a efetiva melhoria do ensino em todo o Brasil.



Parabéns à Direção, e ao corpo docente e discente do Colégio. 



Forte Abraço!

Carlinhos Costabeber


www.fordsuperauto.com.br


Caso você não queira mais receber, acesse aqui para cancelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...