terça-feira, 26 de março de 2013

Ideia, ideal e ideologia



Ideia, ideal e ideologia (Viva o 31 de março!)

 
    O tempo chegou a galope. Era um alazão indomável, que percorria várias décadas em segundos. Os sonhos se foram; o passado desapareceu dentro dos olhos de quem não cultuava a memória. 
     (Temos a noção do que existe de maquiavélico na deturbação gramsciana - (à la brasileira) - ao se dominar a educação pública e os meios de comunicação? Alterar um passado; deturpar a história; tudo isso é obra estruturada ou consequência de um acaso tupiniquim?)
    Lembrar? Para quê? A mentira, quando repetida várias vezes, se transforma em realidade. Quem seriam os heróis brasileiros? Quais seriam os vilões? 
    Cada cidadão edifica a sua ideia. Todo humano possui um ideal. Eu sigo a minha ideologia, dentro de uma democracia do século XXI. Ou aqueles "pseudodemocratas" voltarão a jogar pedras e paus, nos senhores do Clube Militar?
   Não gosto de olhos fortes demais... Não me sinto bem, ao avistar urubus voando, seja alto ou baixo. Também não quero tentar ser um leão, com unhas de cordeiro. 
    A realidade é que não confio totalmente nos atuais adultos. Não confio na estória contada por eles, caso tenham menos de 60 anos. Pior ainda se tiverem bandeiras (de qualquer cor, mesmo as da minha...). Prefiro a realidade dos mais idosos e do passado alazão, que ouvia de meu pai. Detalhe: o meu velho era sargento, honesto e bonachão. Junto com a minha mãe, educou cinco filhos. 
     A minha ótica é divergente da sua? Veja: “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, de Leonardo Boff; ou “Somos todos iguais, somente na nossa diferença”, de Paulo Freire. 
    Debaixo de uma farda não existe um coração? Debaixo de um uniforme não existem sentimentos? 
    A minha ideologia, de brasileiro, de pessoa que cultua a honestidade, força-me a enaltecer o nome do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. 
    Sonho para não dormir. 
    Sonolência é o que vejo... E não é na minha cara, perdida no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...