segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Três dicas básicas de liderança...

Diariamente, devemos nos esforçar para atingir um nível aceitável de liderança. 

Durante esses poucos anos de vida - na carreira militar - fiz enormes leituras sobre o assunto. Principalmente, caro leitor, pelo fato de ter que tomar decisões, sempre em prol de um grupo. Além do motivo de que a empatia nunca foi uma característica inata à minha personalidade.

Resumindo, a seguir coloco algumas dicas rápidas para a liderança (empresarial ou de qualquer grupo). Sempre tento seguir essas dicas, mas, como todo humano, algumas vezes falhamos.

Vamos lá!

1. NUNCA faça a correção ou uma crítica a um funcionário/colaborador em público. Dois são os motivos: primeiro é que dificilmente alguém aceitará a crítica - é natural o humano buscar desculpas para o erro; segundo, além de não aceitar a sua tentativa de correção, o que você ganhará é um desafeto, principalmente se utilizar de suas ferramentes de poder. Todo indivíduo tem uma reputação a zelar...

2. Não "fale de", mas "fale com". Se tiver que conversar o faça em particular, quando tiver que acertar os ponteiros, "não fale de outra pessoa para um terceiro". Entretanto, "fale com o terceiro". A lealdade é uma via dupla, do funcionário/colaborador com o empregador. Pior ainda, nunca grite com ninguém!  Esse é um grande erro de liderança.

3. Quando um funcionário/colaborador errar alguma coisa, analise o DOLO ou a CULPA. Os erros por culpa, ou seja, sem intenção, ocorrem diariamente, mesmo que seja por desatenção e devem ser melhor recebidos. Faça a correção da seguinte forma: "Nesse item, nós erramos..." - Isso aumentará o espírito de equipe e não ofenderá o indivíduo.

Bom... se algum leitor gostar, posso continuar, até para reavivar a memória, senão ficarei por aqui mesmo.

(Fonte principal - que me lembro - o livro "Como fazer amigos e conquistar pessoas" de Dale Carnegie)  

3 comentários:

  1. Essa postagem me lembrou uma frase do desenho do Homem Aranha: "Aquele que quer liderar deve conhecer a si mesmo".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Nunca tive pretensões de chefia. Sempre gostei de trabalhar em grupo, em equipa.
    Também tive chefias que foram pessoas maravilhosas e que tudo nos ensinaram para saber atingir os melhores objectivos de serviço.
    As características apontadas são regras de ouro quer no emprego quer em casa , dentro da própria família.
    Obrigado por esta partilha.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Pasini, e concordo com a Tainã, por isso é que a gente vê poucos líderes ao longo da vida.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...