segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Professora Iara Peixoto envia e-mail sobre Ensaio de Literatura Contemporânea! Debate com Antonio Santos, de Portugal.


Recebi um e-mail da professora Iara Peixoto, sobre o debate a respeito de Literatura Brasileira Contemporânea.

Para compreender sobre o que estamos falando, leia o meu texto: 

No e-mail da professora Iara Peixoto, transcrito abaixo, ela comenta sobre as questões revisionistas envolvendo Monteiro Lobato. Essa questão eu abordarei num ensaio próximo. 

A professora possui dois blogues que são interessantes:

SOS Língua Portuguesa: http://soslportuguesa.blogspot.com.br/ e

Minúcias e Inconfidências: http://mideraia.blogspot.com.br/



Muito obrigado professora!

Saboreie a mensagem:



Caro Giovani, já havia lido teu texto quando me mandaste anteriormente. Gostei muito. E concordo em que toda literatura é válida, pois é a expressão de alguém, dos sentimentos de um "eu" e, portanto, tem o seu valor.Eu mesma sou uma consumidora de todo tipo de literatura. Sempre li de tudo, desde ficção científica, passando pelos grandes nacionais e estrangeiros, até àquelas revistinhas Sabrina, Júlia, Bianca, as  da Bárbara Cartland e outros. Sempre se aprende alguma coisa e se adquire algo.Ás vezes pessoas se admiram de como eu sei tanta coisa e me dá uma vontade de dizer " vai ler, criatura"!
Concordo em que a internet pode ser um poderoso aliado, mas continuo preocupada, pois noto que a grande maioria dos jovens busca é o MSN, o facebook, o twitter, os jogos virtuais, e outros entretenimentos que a internet oferece. Quando procuram algum tema literário é porque precisam para um trabalho exigido pelo professor. Meu blog SOSLPORTUGUESA, por exemplo, é bastante acessado por jovens, acredito que devido ao fato de eu estar fazendo uma revisão geral dos períodos da nossa literatura.

   Pelo menos é o que tenho tido oportunidade de observar.
   Outro assunto que me chama a atenção é o "patrulhamento" que alguns grupos vêm fazendo há algum tempo contra as histórias infantis, acusando-as de racismo, preconceito, falta de respeito aos direitos humanos, etc.etc. Ultimamente se nota uma "patrulha" em cima das obras de Monteiro Lobato, mais especificamente as do Sitio do Pica-pau Amarelo. Chegam a propor alterações nas obras dos autores, o que eu considero um absurdo! Gostaria que te pronunciasses a respeito. Parafraseando um comentário que li na internet, considero isso tudo uma miopia histórica e cultural. 
Grande abraço e continue me enviando seus textos. Gosto muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...