quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E-mail recebido de Santo Ângelo - Sgt André - Pelotão Curumim


Recebi esse e-mail do Sgt André, lá de Santo Ângelo. Ele apresenta uma reportagem interessante sobre o Pelotão Curumim, um projeto do Exército Brasileiro. Também envia fotos e um filme da apresentação dos meninos.

É importante ler e assistir, até como ideia para outros projetos!

__________________________

São Miguel das Missões foi palco da 19º Semana Missioneira; cujo evento comemorou o aniversario de tombamento do Sitio Arqueológico São Miguel Arcanjo como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A abertura do evento contou com a participação da Oficina de Violino do Pelotão Curumim do 1º B Com , coordenada pelo Sargento André Luis executou temas como a nona sinfônica de Bethoveen; asa branca, amigos para sempre e felicidade .
Segundo historiadores as Reduções do sul do Brasil, entre elas São Miguel das Missões;  fundadas por Jesuítas espanhóis, conheceriam um florescimento cultural vigoroso e exuberante, onde funcionaram verdadeiros conservatórios musicais, e relatos de época atestam a fascinação do jovem curumim (menino indígena ) pela música da Europa e sua competente participação tanto na construção de instrumentos como na prática instrumental e vocal.
Assim a apresentação do Grupo de Violinos do Pelotão Curumim do 1º Batalhão de Comunicações (Santo Ângelo-RS) que ora desenvolve sua oficina de música clássica com os alunos atendidos pelo projeto; tem como base o projeto similar da Orquestra Cidadã (www.orquestracriancacidada.org.br/occ) e como objetivo a participação das crianças executando Violinos e Flautas. A Oficina de violino é coordenada pelo Sgt Andre Luis tendo 7 alunos de violino e uma flauta tranversal. A apresentação em  São Miguel é considerada uma participação historica do grupo pois aMissões tiveram uma das  primeiras orquestra sinfônica da América, onde os indígenas  executavam seus  violinos, flautas e cellos;  assim após 300 anos essa apresentarmos aqui resulta numa especie de   retomada histórica em termos de música nas reduções; hoje contando com  esses "novos curumins"  do Pelotão Esperança do Exército Brasileiro executando com seus violinos a música das Missões!!!! (foto anexa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...