sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Artigo do Jornal Expresso Ilustrado - 14 de dezembro de 2012 - O vendedor de picolés - Parte II - por Giovani Pasini


O vendedor de picolés – Parte II

Com 12 anos de idade, em 1987, iniciei a vender picolés com os amigos Volnei e Robson Polga. Éramos desbravadores, na busca de um dinheirinho, por intermédio de um trabalho honesto. Tínhamos a nossa graninha, no final de cada tarde de suor. Apesar desse ponto positivo, nem tudo era fácil. Como a maioria dos pré-adolescentes, eu tinha vergonha da possibilidade de que algum colega do Apolinário me visse vendendo picolé. Ai, ai, ai! Pior, ainda, se fosse colega menina! Comentei com a minha mãe, na época, sobre tal receio e ela disse “Vergonha é roubar e não poder carregar!”, um velho adágio popular. Fácil falar... Difícil era incutir essa ideia na cabeça de um menino. Uma única vez encontrei com uma colega. Lembro que a observei – seu nome era Isabel – vindo lá de longe, quase na outra esquina. Dei meia-volta e saí correndo, passadas largas e coração em disparada. No dia seguinte, na sala de aula, ela me perguntou: “Era tu que estava vendendo picolé?”. Você, caro leitor, acha que falei a verdade?
*****
Certa feita, lá perto do Hospital Militar, num calor infernal, um homem me questionou: “Tem picolé de cachaça nessa caixa?”. Envergonhado e desconhecendo a brincadeira, falei que não tinha. Ele riu da forma como respondi e disse: “Quero comprar todos os picolés que você tem, mas escolha um para você...” Instantes depois, eu voltava para a sorveteria, com um picolé cremoso de morango e com a caixa vazia. Era o meu dia de sorte; com certeza, já estava na frente do Volnei e do Robson, na competição sadia para ver quem vendia mais... (continua)

Um comentário:

  1. Amigo Pasini, votei na tua enquete, sem dúvida que o Lula deve ser investigado. Óbvio que ele sabia do Mensalão. Mas e o FHC e o PSDB? Quantos podres foram denunciados no governo dele que não foram investigados. Ele tem que ser investigado também. Caso contrário, seremos uma nação que só faz aquilo que a grande mídia quer. Escrevi algo a respeito:

    http://artedofim.blogspot.com.br/2012/12/lula-deve-ser-investigado-e-fhc-tambem.html

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...