segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ainda sobre a enquete da possível investigação do Lula

Ao ler o comentário do amigo Alessandro Reiffer e a sua postagem:

http://artedofim.blogspot.com.br/2012/12/lula-deve-ser-investigado-e-fhc-tambem.html

eu gostaria de tecer alguns comentários complementares:


1. A postagem do Alessandro e o artigo do Juremir Machado são importantes para o esclarecimento do leitor (obrigado pela indicação e pela leitura do blog!);
2. Qualquer indício de crime deve ser investigado, independentemente do autor;
3. Só temos que ter o cuidado para que o fato de haver indícios que pesem sobre FHC não sirva de desculpa para que os indícios de Lula não sejam investigados; 
4. Temos que estar atentos aos subterfúgios do poder. O que não pode ocorrer é a falácia: "Por que investigam o que eu faço, se o outro não foi investigado...". Um erro não justifica o outro. Despautérios como: "vocês estão investigando o meu, mas o roubo dele é muito maior!". Crime é crime. Ponto final!
5. Partidária ou não, a mídia está fazendo o seu papel. A culpa é da mídia pelas gravações feitas? A culpa é da mídia pela formação de quadrilha? Sou a favor da mídia, pois ela está cobrando a boa conduta dos governantes... Quem tem mais acesso à máquina pública, a oposição ou a situação? 
6. Calar a mídia, o STF, o Ministério público... Isso não é uma forma de censura? 
7. Segundo o Diário de Pernambuco (12 de dezembro), existe uma proposta de Emenda Constitucional (PEC 37) que prevê que apenas as polícias Civil e Federal terão a atribuição de investigar, cortando essa possibilidade do Ministério Público. No dia 12 do corrente, surgiu uma campanha do MP "Brasil contra a impunidade", para defender o direito do MP investigar. Quer saber mais sobre isso? Clique nos links abaixo:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/12/12/interna_politica,412703/integrantes-do-ministerio-publico-lancam-campanha-contra-pec-da-impunidade.shtml

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=507965

http://www.gamalivre.com.br/2012/12/pec-37-atentado-democracia.html

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/59401/polemica+sobre+a+pec+3711+continua.shtml

Não é esquisito a tentativa de restringir o número de órgãos de investigação? 
A promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás - Alice de Almeida Freire considera um atentado contra a democracia. (Ver o terceiro link, dos quatro supracitados).
8. Segundo Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, não existe educação sem política. Para chegarmos até uma nação que tenha um pouco mais de vergonha na cara, educada, devemos começar a politizar o nosso povo e, consequentemente, cobrar o julgamento de indivíduos que usam de qualquer subterfúgio para uma política de perpetuação no poder, cometendo, inclusive, diversos crimes. (Maquiavélico: o fim justifica os meios?). Quero dizer, só teremos a diminuição de corrupção, se os corruptores forem para a cadeia. 
9. Portanto, o Lula deve ser investigado sim, independentemente de outros indícios de crime, cometido por outros possíveis criminosos.

O engraçado é que até o momento não recebi nenhum comentário defendo o Lula (a não ser um anônimo ofensivo, que não foi publicado - permanecerá no anonimato).

Hoje, 17 de dezembro de 201284% dos participantes acham que ele deve ser investigado.

Apesar de ser uma votação singela, já expressa diversas opiniões.

Lula e o falecido Kadaffi - na Líbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...