sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Artigo do Jornal Expresso Ilustrado - 10 de agosto de 2012 - Ordem e Progresso - por Giovani Pasini


Ordem e Progresso

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante.” O hino brasileiro, um dos mais bonitos do mundo, exalta uma população que sobrepõe até a morte para defender o país: “(...) Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte...”.  O verdadeiro cidadão respeita a honra de nossa Bandeira. Os inúmeros Josés (de Drummond) possuem caráter, pois a honestidade não é fruto da intelectualidade vigente – ela nasce pelo bom exemplo da educação familiar. Poucos têm o conhecimento, mas o lema de nosso pendão “Ordem e Progresso” tem a origem no positivismo de Augusto Comte (Amor como princípio e ordem como base; o progresso como meta). Nessa filosofia, o que importa é a observação do fato em si. Na atualidade, nós brasileiros patrióticos (os que amam a nação) sentimos que a represa da futilidade está prestes a ruir. O STF julga um processo histórico, que poderá alterar a órbita da “Terra Brasilis”. Por incrível que pareça, talvez um dos três poderes venha a dar voz aos milhões de “Zé Ninguém”, que assistem passivos, sem força ou fé, às maracutaias daqueles que, em nome de uma quadrilha (ou partido), criam um projeto de perpetuação no poder. O péssimo vício da “malandragem” (prática comum em bandos e súcias) pode estar com os dias contados. Os suspeitos de terrorismo doméstico (observem os hospitais do Brasil!) estão diante de um abismo (sem fundo), balançando sobre uma corda podre e fedorenta. Enfim, o STF poderá dar o exemplo, restaurando a ordem e o progresso nessa terra ainda amada, por quem tem vergonha na cara.

2 comentários:

  1. Bom dia caro amigo
    Foi com muita alegria que o encontrei no meu espaço - lidacoelho.
    Casa simples fazendo parte de um sonho que se desenha diariamente com cores vivas dos sonhos ou as tintas das recordações.

    Espero que se sirva daquilo que vou escrevendo apenas por prazer e desafio pessoal e que deixe um comentário se de tanto me julgar merecedor.

    77777777777

    Gostei da publicação no jornal. Penso que nem todos acordaram para o aumento do desrespeito pela bandeira do seu país, das regras para uma democracia saudável e dos valores humanos e sociais que deviam guardar como os maiores da história.

    Infelizmente alguns agarram-se ao poder pelo poder e desprezam todas as regras e princípios que deviam respeitar e fazer respeitar.
    Um pouco por todo o mundo vemos loucos bem falantes e que conseguem arrastar multidões apenas com o ardil das palavras, mas não projectos de utilidade pública nem capacidade para continuar a reorganizar os serviços sociais mínimos já existentes.

    - Para onde caminhamos...?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigo. Sim,realmente este é Brasil retratado. Quem sabe, Oxalá olhe para baixo e enxergue que há muito de bomneste povo! Abraços. Wilson (blog Yet-Clerck e The Snakers)

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...