terça-feira, 28 de agosto de 2012

Artigo de opinião recebido - Homero Alves Schilichting (Doutorando em Educação) - Convite para o lançamento do livro do autor (Santa Maria)

 "Tipos de identidade ou tipo de dignidade?

Bons os artigos (Homero se refere sobre meus artigos "Abecedário" e "Martelo e a Bigorna", publicados no Expresso Ilustrado nos dias 13 e 20 de julho de 2012)
 
Entretanto, no meu modo de ver não temos uma "sociedade" brasileira. Não temos identidade social brasileira.
No campo da educação, nas diretrizes para formação docente, o pessoal do MEC tem orientado para a busca de identidades em deficientes, quilombolas, índios, etc. Na minha opinião o que se precisa é definir o que identifica um brasileiro como criança, como adulto e como velho. Independentemente das culturas familiares, de etnias, de gênero, de sexo, ou outros perfis identitários. Porque primeiro temos que saber que sabemos nos identificar como seres humanos no respeito incondicional por si mesmo, pelo outro e pelo não humano vivo e não vivo. E segundo, temos que saber nos identificar como brasileiros, pois vivemos juntos em um lugar que nós mesmos definimos com nossos sentires e fazeres. Sentires e fazeres que eu esperaria que fossem identitários de humanos brasileiros que se respeitam e fazem suas escolhas, de modo que com esses sentires e fazeres nos identifiquemos em/com um tipo de dignidade própria de BRASILEIROS.
"
==================
Aproveito para reforçar o convite recebido - quem estiver em Santa Maria - do lançamento do livro do Homero (autor do livro supracitado) e do professor Valdo Barcelos. Será amanhã (29 de agosto - veja o convite)!

Participem!
==================
"Convidamos você a participar do lançamento do livro "HUMBERTO MATURANA: AMAR . . . VERBO EDUCATIVO", no dia 29 de agosto próximo, às 19h e 30 min na Biblioteca Municipal, na Av. Presidente Vargas.

Honrados com a sua presença,

agradecemos.

Homero Schlichting e Valdo Barcelos
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...