segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Globo (Eleições): Em municípios com problemas, o Exército


Em municípios com problemas, o Exército 

 16 Jul 2012
Além dos milicianos, o TRE está de olho nas disputas em municípios-problema como Magé, reduto da família Cozzolino, que domina a região há mais de 30 anos. Uma dinastia política levada a ferro e fogo, com ações clientelistas e cenas dignas de filmes de gângsteres. Veio de lá a denúncia de que haveria um atentado à bomba em uma zona eleitoral no mês passado, o que motivou o presidente do TRE, Luiz Zveiter, a pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 2, a ajuda do Exército no combate ao crime organizado. Como reforço, a Divisão de Homicídio (DH) da capital vai atuar nos eventuais casos de assassinatos relacionados às eleições em Magé.
- O Exército não está vindo para suprir a carência da polícia. Pelo contrário, não queremos que os policiais saiam de sua área de atuação, do seu cotidiano, só para ajudar o tribunal. O Exército será um plus para manter a ordem nos locais de votação. Não vamos tirar PMs das UPPs - justificou Zveiter.
O GLOBO cruzou dados dos órgãos de inteligência da Secretaria de Segurança e do TRE e mapeou algumas áreas conflagradas, como as sujeitas à atuação de criminosos - sejam milicianos ou traficantes -, e cidades que recebem os milionários royalties do petróleo, onde a tensão eleitoral é enorme. Na capital, a Zona Oeste se destaca com os bairros Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Sepetiba, Guaratiba, Vila Kennedy, Gardênia Azul e Rio das Pedras dominados por milícias. Também constam na lista bairros da Zona Norte, como Água Santa; além dos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Há áreas de conflitos também no Complexo Petroquímico (Comperj), em Itaboraí; em Campos; e em Rio das Ostras.
- A população tem que saber que, quando estiver na cabine de votação, a consciência dela é a senhora de suas atitudes. O eleitor que se sentir desconfortável tem de procurar o presidente da mesa - aconselhou Zveiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...