terça-feira, 5 de junho de 2012

Orquestra e coral em comemoração à semana da Artilharia - Teatro Santa Isabel, em Recife

Teatro Santa Isabel - vista noturna
Palácio das princesas - vista noturna
O teatro Santa Isabel, em Recife, foi criado em 1837 (possui mais de 160 anos). É um prédio histórico, muito bonito, localizado no Recife antigo, próximo ao Palácio das Princesas (esse palácio foi a hospedagem para as princesas filhas de D. João VI).


Veja um pouco da história do teatro (site da prefeitura de Recife):
O Teatro de Santa Isabel recebeu Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, a Bailarina russa Ana Pavllowa, Procópio Ferreira, dentre outros. Assistiu à Revolução Praieira, à campanha abolicionista e à campanha pelo advento da República, quando dois nomes ligaram-se definitivamente a sua história: Joaquim Nabuco e José Mariano. Nabuco proferiu a célebre frase que ficaria gravada numa placa do Teatro: Aqui nós ganhamos a causa da Abolição. Mas, antes do final da década, o Teatro foi ainda, mais uma vez, campo de batalhas políticas que agitavam o país. Agora, pela república, com os discursos de Martins Júnior e Silva Jardim. O político Rui Barbosa discursou durante a campanha para presidência da república.

Vista parcial da parte interna do Teatro

Na noite de hoje, 5 de junho de 2012, ocorreu um evento cultural em homenagem à Semana da Artilharia.


O lustre é muito mais bonito do que parece na foto




O coral Encanto de Olinda é composto por crianças e adolescentes que participam dos diversos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.


A orquestra Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto idealizado pelo juiz de direito João José Rocha Targino e pelo saudoso e consagrado maestro Cussy de Almeida e realizado em conjunto com o Exército Brasileiro. Crianças e jovens da favela do Coque, de Recife, estudam para se tornar intérpretes profissionais de música clássica.
Orquestra Cidadã Meninos do Coque

Orquestra e Coral juntos

O evento foi interessante, sendo que ficamos emocionados com a capacidade artística de todos esses jovens de Pernambuco. As prefeituras de Recife, Olinda e o Exército Brasileiro estão de parabéns!
ao lado da estátua do compositor Carlos Gomes
A estátua de Carlos Gomes está dentro do Teatro Santa Isabel. Ele foi um grande compositor brasileiro (inclusive a composição O Guarani, em homenagem ao livro de José de Alencar, de mesmo nome).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...