quarta-feira, 4 de abril de 2012

Debate sobre leitura - Postagem 6 - Adaltro Albinelli Pinto (Campo Grande, MS) - participe você também!


Para ver todas as postagens - clique no tópico LEITURA do índice de assuntos. Para participar, poste um comentário ou escreva um e-mail para gpasini@ig.com.br

Prezado PASINI,
Bom Dia.
Ao saudá-lo quero lhe cumprimentar, pela brilhante iniciativa de promover esse debate abordando o tema educação numa tentativa de desvendar esse mistério sobre os motivos que levam o brasileiro a ler pouco.
Aliás, não existe mistério. O cerne da questão é a deficiência do ensino básico no Brasil. 
Preciso discordar da postagem da Srª Fátima nos seguintes aspectos:

1) O que leva o brasileiro a ler pouco não é questão Histórica e nem Política, da forma em que foi colocada, é a questão Sociocultural, pura e simplesmente;
 2) A revolução democrática de 31 de março de 1964, além de ter impedido a instalação de um regime socialista/marxista no Brasil fez obras sem as quais o país não seria o mesmo. Na época cantávamos o hino nacional brasileiro e os professores eram nossos heróis. E nos tempos de hoje?
3) Quando a Srª Fátima fala de modernidade comete um equívoco, modernidade é coisa do século passado o problema agora é a Pós-modernidade e suas mazelas – não sabemos como lidar com isso;
4) A Pós-modernidade tem produzido analfabetos funcionais, políticos e históricos. Que pena!

Voltando ao tema central. O que leva o Brasileiro o ler pouco?

Segue minha modesta opinião:
O material elaborado e destinado a leitura é sem compromisso com a realidade vivida pelo público alvo - a criança. A educação é uma prática social que deve atentar para as realidades locais, pois o Brasil é um país continente. Os que pensam educação no Brasil devem no mínimo conhecer as diversas realidades do povo e da comunidade escolar, em particular.
Outro ponto é que a escola formal não dá conta de reverter esse quadro caótico, o desapreço pela leitura.
É preciso um mutirão nacional de caráter permanente envolvendo todos os segmentos da sociedade, tendo como base “Escola-Aluno-Família”, essa tríade é o alicerce para a construção, reprodução e transformação da sociedade.  
A leitura deve ser uma atividade prazerosa para a criança assim como jogar futebol, soltar pipa e andar de bicicleta. Já para o adulto consiste em uma atividade libertadora.

Se iniciarmos hoje, daqui a 10 anos colheremos os frutos e veremos os brasileiros lendo o suficiente para poderem escrever a própria história.

Saudações Fraternas.
ADALTRO ALBINELI PINTO 
Campo Grande-MS
Abril/2012 

Um comentário:

  1. Ler eleva o espírito do indivíduo e o torna crítico. Crítico vê por outras lentes aquilo que os míopes não vêem. Os míopes, por sua vez, não enxergam os críticos leitores: o máximo que enxergam é a ponta do próprio nariz, mas nem mesmo o cérebro deles sabe disso!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...