terça-feira, 3 de abril de 2012

Debate sobre leitura - Postagem 3 - Fátima Friedriczweski - participe você também!


  Para ver todas as postagens - clique no tópico LEITURA do índice de assuntos.

Prezado Giovani, saudades do amigo, que a Graça Divina esteja sempre com vocês.
Quanto à questão da leitura, existem várias questões a meu ver, uma histórica e política, a consequência desta e a modernidade com seus problemas.
Então vejamos:
- Histórica e política: estou com 54 anos de idade, cursei o antigo primário, fiz o admissão ao ginásio (que era pior que os vestibulares de hoje), o ginásio e o científico já na famosa reforma do ensino de 1972.
No antigo ginásio, estudava-se, entre outras coisas, filosofia, sociologia, latim, inglês, francês e o nosso bom português, raciocínio lógico, teoria musical e solfejo e as outras matérias já conhecidas.
Com a reforma do ensino, promovida pelos governos militares (se não quiseres publicar este meu comentário não tem problemas, compreenderei ) da chamada revolução de 31 de março de 1964, todas essas matérias que ensinavam o cidadão a pensar foram tiradas do currículo.
E feliz sou eu que sou velha e pude estudar antes da reforma !

- Consequências da reforma: As imediatas, foram ter um povo amedrontado e mais mais fácil de governar e ainda, com a possibilidade de ter gerações inteiras que seriam verdadeiras peças de manobra do dito bom governo militar.
Mas o que ocorreu foi a formação de verdadeiras gerações acéfalas, que não sabiam pensar, não incomodavam politicamente, mas que por essa acefalia, tornaram-se dependentes do governo. Então o tiro saiu pela culatra.

- Modernidade: Então veio a televisão, com seus quadros curtos, que acostumam o subconsciente das pessoas com coisas rápidas, imagens rápidas, etc., como o Irineu falou no primeiro comentário, que tiraram e tiram a capacidade de concentração dos jovens, fazendo com que seus cérebros fiquem adequados a outros tipos de sinapses cerebrais que não as necessárias para que ocorra o processo de leitura efetivamente.
Mias uma vez, povo com entretenimento e distraído, é mais fácil de governar.

Amigo Giovani, garanto que para a maioria dos brasileiros é mais divertido ver a novela ou o big brother do que responder a tua pesquisa.

Espero ter colaborado.
Abraços.
Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...