quarta-feira, 21 de março de 2012

Paródia - Blogueiros e escritores de Santiago - brincadeira literária - tente advinhar quem é quem?

Irei definir alguns escritores da Literatura Brasileira, parodiando-os com as características de alguns dos blogueiros e escritores de Santiago que navegam pela internet.

É uma brincadeira de comparação...

Agora, se você é blogueiro ou escritor de Santiago, tente se encontrar na lista abaixo, em ordem cronológica da Literatura Brasileira:

Olavo Bilac  - o principal dos Parnasianos de Santiago. Não se aventurou em criar uma página virtual, mas transita culturalmente pelos blogs, com seus textos e opiniões (mordazes). É um dos principais poetas de nossa literatura, sendo admirado e respeitado pela população (e prefeitura). Mora na Rua dos Poetas e já tem lugar como um dos grandes de nossa literatura regional. 

Alberto de Oliveira - Parnasiano por natureza, dá uma enorme importância estrutural ao poema. O seu pior defeito é o formalismo e o excesso de relevância para a métrica. Como blogueiro e pessoa possui inúmeros antagonistas, principalmente os criadores da "Semana de Arte Moderna de Santiago". Funcionário público e tem amizade com Olavo Bilac, um dos seus principais mentores. O seu entrave é ser passadista.


Augusto dos Anjos - blogueiro, jovem admirador dos versos escabrosos, macabros, com termos científicos. Possui grande liderança na juventude gótica, com textos originais e filosóficos. Gosta, também, de literatura estrangeira, principalmente os textos do americano e soturno Edgar Allan Poe. Transita pelo fantástico, pelo fim e possui uma inteligência a frente de seu tempo.

Oswald de Andrade - uma das figuras mais críticas e revolucionárias de Santiago. Blogueiro que briga, ofende, desculpa e possui altos e baixos. Como o escritor parodiado, lança manifestos e pensamentos políticos, direcionados para a cúpula administrativa e à oposição de Santiago.  Gosta de escrever sobre pensamentos filosóficos, socialistas, marxistas e sobre o universo blogueiro. Possui vários livros (todos em prosa) e tem determinada influência na blogosfera local.

Rachel de Queiroz - blogueira que gosta de animais, trata do regionalismo e de sua doutrina específica. Admira o trabalho de Olavo Bilac e valoriza a análise psicológica, em seus textos transcendentais. Apesar de não ser simbolista, a sua natureza engloba os pensamentos metafísicos e energias "extramundanas".

Cecília Meireles - blogueira que adora viajar para o exterior. Possui inspiração neo-simbolista, tendo uma poesia introspectiva, com sentimento de transitoriedade da vida e, principalmente, o amor. A Cecília de Santiago adora os textos suaves e também possui os pensamentos metafísicos e energias "extramundanas" de Rachel.

Clarice Lispector - outra blogueira, que também gosta de discos, apresenta poesias ligadas a fatos do cotidiano, com a sondagem do "interior" de seus personagens (e de seus "eu-líricos"). As situações diárias causam um fluxo de consciência, algumas vezes com determinado erotismo.




Caio Fernando Abreu - blogueiro que gosta de cinema, revistas, gibis, entre outros. A sua prosa é descritivista, apresentando detalhes das cenas que envolvem seus personagens, fruto de seu trabalho num periódico e de sua visão de cronista que adora filmes. Gosta de tratar de assuntos fantásticos, sexualidade e escreve crônicas interessantíssimas.


Jô Soares - Jornalista inteligente, gosta de misturar assuntos sérios com brincadeiras. Participa do mesmo periódico que Caio Fernando Abreu; busca estudar a estrutura das palavras e a gramática da Língua Portuguesa. Tem um destacado conhecimento geral, que transfere para a sua literatura. Participa de um blog coletivo.

Você é capaz de identificar quem são esses blogueiros e escritores?

13 comentários:

  1. Olavo Bilac - Oracy

    Alberto de Oliveira ?

    Augusto dos Anjos - Alessandro Reiffer

    Oswald de Andrade ?

    Rachel de Queiroz - Fátima

    Cecília Meireles - Lígia

    Clarice Lispector - Camila Jornada

    Caio Fernando Abreu - Márcio (seu puxa saco uhauauauhah)

    Jô Soares - João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está num bom caminho Tainã!

      Faltam os dois das interrogações.

      Abraços!

      (Risos)

      Excluir
  2. Complementando aos que a Tainã falou: os outros dois são Júlio Prates (Oswald de Andrad) e o Froilan (Alberto Oliveira). Valeu pela brincadeira, Pasini. Bem sacada. Gostei de ser o Caio.
    Caio de saudade de ti, meu amigo! Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  3. ...olá!Boa noite!
    Que pena!Não posso fazer "a comparação"!
    Mas, se eu fosse "me comparar" seria com a Cecilia Meireles...perfil, quase parecido!
    Bom divertimento!
    Boa quinta!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cassal e Felizberto!

      Valeu Márcio...valeu.

      Abraços!

      Excluir
  4. Faltou um nome famoso: " Gosta muito da cor verde. Morre por ela. Por ela e pelos poetas iniciantes. Escreve prosa e teve o "peito" de colocar na bôca Deus, palavras suas. É filóso de 1a. água viajando num oceano onde só tem lambarís, mas pensa como gente grande. Gosta muito de cafézinho com pão e manteiga. Principalmente de Cafezinhos Poéticos. Mas lá onde ele está morando agora só tem água de côco." SEU NOME É GIOVANI PASINI. (Oracy Dornelles)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras muito bonitas, Oracy.

      Abraços!

      Excluir
  5. Adorei, deu pra sacar todos, senti saudade dos amigos cada um com seu jeitinho, ah dos amigos né, hihihihi, bj.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog possuia multiciplidade da cultura na canalização do saber.Vou seguir.
    wwwsabereducar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oh, meu irmão, adorei a brincadeira e obrigada pela distinção. Abraço grande e que a Graça Divina esteja sempre com vocês.

    ResponderExcluir
  8. mto bom seu blog, mto rico... estou seguindo.
    bjao
    http://pauleenhalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito criativo, Pasini, parabéns! Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...