quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Palavras de despedida - Colégio Militar de Santa Maria - 25 de outubro de 2011

As palavras abaixo foram lidas na minha despedida oficial do Colégio Militar de Santa Maria, que ocorreu no dia 25 de outubro de 2011. 

Atualmente, já estou trabalhando em Olinda, PE, no 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC), compondo o Estado Maior da Unidade.

Estou colocando essa mensagem como homenagem às pessoas citadas, nas linhas e nas entrelinhas, principalmente aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do CMSM.
===


DESPEDIDA DO COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA
25 DE OUTUBRO DE 2011

Senhor Coronel Piaggio, Senhor Coronel Camargo Pedroso, Senhor Tenente Coronel Rangel, Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Professores e funcionários civis.
Tomarei a liberdade, neste momento, de ocupar o seu tempo para tecer algumas palavras de agradecimento, ainda que rápidas e imprecisas.
Primeiramente, agradeço a minha família: Karla, Eduardo e Amanda, pela paciência com a minha rabugice. Obrigado pela base e o amor, nos momentos felizes e tristes de minha vida.
Gostaria de reconhecer as orientações precisas dos meus superiores, em especial ao Comando da Escola, nas pessoas do Coronel Piaggio e do Coronel Camargo Pedroso. Agradeço, também, a atenção desprendida pelos Chefes da Divisão de Ensino, o Tenente Coronel Figueiredo e Tenente Coronel Rangel.
Aos pares, colegas de trabalho, o muito obrigado pela contribuição no cumprimento das missões e, também, pela sinceridade nas ocasiões importantes.
Agora, sou grato, especialmente, aos subordinados que trabalharam diretamente comigo, nestes dois anos, na Seção Técnica de Ensino, na 1ª Companhia de Alunos e na Seção de Ensino “A”.
No primeiro ano, 2010, na Seção Técnica de Ensino, as missões foram diversas: reestruturação da seção, organização dos processos, montagem das provas bimestrais, Concursos diversos, conselhos de classe e de ensino e tantas outras atividades que forjaram um pouco mais a flexibilidade do “se vira nos 30”.
Louvo o trabalho realizado pelo Cap Oberhoffer, Ten Schrann, Ten Dieini, Ten Thirzá, ST Felipin, Sgt Kochann, Cb Rogênio, Cb Chagas e Soldados auxiliares. Obrigado pela eficiência e eficácia, na condução do trabalho fundamental de apoio à educação.
Ainda em 2010, tive a oportunidade de agir como docente da Seção de Cursos, ministrando aula para a disciplina de Literatura do 3º Ano, sendo que não poderia esquecer a ajuda fundamental da Ten Claudete e de sua prestimosa amizade.
Após isso, no início de 2011, tive uma rápida passagem pelo Corpo de Alunos, o que já foi suficiente para verificar o grande empenho dos monitores do CA, sendo que destaco os que trabalhei diretamente: Maj Guinâncio, Maj Gomes Prata e monitores da 1ª Companhia de alunos.
No segundo ano, 2011, a Chefia da Seção de Ensino “A”, época de criação, diálogos e debates homéricos em torno da educação e da cultura. Época de intensa aprendizagem, evoluindo por intermédio da maestria dos professores. Com uma equipe coesa, reestruturamos a produção textual do ensino fundamental e médio; sob a orientação de nossos docentes, vários alunos foram destaque em diversos concursos literários da região; fizemos inúmeras exposições de arte e redação, aqui no Colégio e no shopping; realizamos o I Soletrando, com claros objetivos gramaticais; auxiliamos na organização da Rádio do Vagão e, em menores proporções, na TV O Vagão, aliados a brilhante dedicação do ST Chiarello; organizamos diversos encontros literários com alunos do Ensino Médio (os denominados cafezinhos poéticos); levamos discentes até a UFSM e, também, na casa assistencial denominada “Lar das Vovozinhas”; visitamos a cidade Santiago (Terra dos Poetas), com o intento de motivar novos escritores; além disso, e de tudo o que não foi citado, participamos com os nossos docentes, de diversos eventos de auto-aperfeiçoamento, nunca perdendo o verdadeiro foco: o aluno.
Agradeço e louvo, portanto, a lealdade e o empenho profissional dos seguintes docentes: Cap João, Cap Marileisa, Cap Leandro, Ten Fernanda, Ten Débora, Ten Daniele, Ten Fabrícia, Ten Michele, Profª Adriane, Profª Marta Inês,  Profª Adriana Bonumá, Profª Luciane Vieira, Profª Ana Lúcia, Profª Simone, Profª Sulema e Profª Vanessa.
Nas últimas linhas de minha fala agradeço, fundamentalmente, aos meus alunos de 2010 e 2011, na disciplina de Literatura Brasileira, que me fizeram o indivíduo mais real, mais produtivo, mais feliz da face da terra, dentro de nosso mundo de aprendizagem e do “faz de conta” – a sala de aula. Espero que eu possa ter ajudado esses jovens, ao menos uma décima parte do que eles me ajudaram.
Tenho a grata satisfação de afirmar, perante todos os senhores, que esses dois anos foram os melhores de toda a minha vida profissional, que já completa 20 anos.
Peço desculpas, se cometi algum erro, com alguém. Somos todos humanos e cometemos equívocos. Contudo, gostaria que soubessem que se as falhas ocorreram, foi por crença em propósitos e ideais. Não levo nenhuma mágoa e, até mesmo as pequenas discussões, tão comuns nesse ambiente “fervilhante”, serão carregadas na minha lembrança de uma forma totalmente amistosa.
Chegou a hora da despedida. Parece-me que esse fato ocorreu antes do que deveria. Contudo, o destino não deve ser questionado. Assim nos ensinava Fernando Pessoa:
"Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Dizer-te a resposta
está além dos deuses."

Ou ainda:
"Tudo vale a pena,
quando a alma
não é pequena."

Vou feliz para Olinda, PE, rumo ao 7º Grupo de Artilharia de Campanha, nessa nova missão do Exército; a vida vale a pena. Agradeço, sinceramente, a todos os integrantes do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), o Colégio do Vagão, aos citados e aos que cometi a falha de não mencionar, a todos os que cruzaram o meu caminho, por um segundo que seja - e que me auxiliaram na tarefa de ser um pouco mais feliz e humano.
Enfim, coloco a minha residência à disposição dos amigos que forem passar ou passear, no Nordeste Brasileiro. Que Deus acompanhe a todos nós! Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...