sábado, 7 de maio de 2011

Visita do Colégio Militar de Santa Maria à cidade de Santiago - Parte FINAL - Roteiro Turístico e Casa do Poeta

Quem não sabe o que é um Colégio Militar, explicarei basicamente:
Os Colégios Militares, 12 no Brasil (Santa Maria, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande, Manaus, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Juiz de Fora e Brasília), são escolas de educação básica (fundamental e médio), mais especificamente - do 6º ano do EF ao 3º ano do Ensino Médio.
Essas escolas possuem o caráter assistencial, ou seja, o aluno não faz parte do Exército, mas convive com as regras e a disciplina militar. Os colégios são compostos por dependentes de militares e, também, de civis, cujo ingresso é feito por intermédio de concurso público, que ocorre geralmente no mês de outubro de cada ano.

Na última parte da visita os alunos fizeram um pequeno passeio turístico por pontos culturais de Santiago, além de passarem na Casa do Poeta.

Grupo que visitou - nas proximidades da Casa do Poeta

Uma visita como essa é importante para os alunos e para a cidade de Santiago.
Para os alunos, fica o crescimento individual, por terem o contato com uma educação intercultural, pois  a maioria não conhecia a cidade de Santiago e suas características literárias e artísticas. Como disse um aluno "Sair de Santa Maria e vir à 'Terra dos Poetas' foi muito legal. É motivador para escrever".

Para Santiago foi melhor ainda. Por exemplo, a aluna Thayná Vattimo havia nascido em Santiago, de onde saiu com 2 anos, em virtude de seu pai ser militar. O sonho dela era conhecer o nosso município e conseguiu. Isso graças ao empenho do Comando do Colégio Militar de Santa Maria, do Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, do GAC, da Prefeitura, do Expresso Ilustrado e da Casa do Poeta de Santiago.
o evento foi significativo mesmo para santiaguenses, como a aluna Lorena, que disse: "Foi importante por que conheci pontos e coisas de Santiago que eu não conhecia".

Portanto, fica o pensamento de realizar outra visita, no segundo semestre de 2011. Quer conhecer mais do Colégio Militar de Santa Maria? CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...