segunda-feira, 9 de maio de 2011

Casa de Cultura de Santa Maria: convite da Prefeitura de Santa Maria

Casa de Cultura: comunidade cultural convidada a participar da elaboração do projeto de restauração
Nesta terça-feira, dia 10 de maio, às 19h, no auditório do Centro Administrativo, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura e da Associação de Amigos da Casa de Cultura de Santa Maria dará um passo efetivo para a restauração e readequação da Casa de Cultura da cidade.
Representantes de todos os segmentos das artes e humanidades (listagem em anexo) do município foram chamados para participar do lançamento e do diagnóstico participativo que formará a base do projeto, definindo o plano de necessidades para o projeto arquitetônico de restauro e readequação do espaço.
Objetivando chegar a uma Casa de Cultura que realmente reflita os anseios da comunidade cultural em termos de seus espaços, equipamentos e sustentabilidade, foi construída uma estratégia para elaboração do projeto que prevê as seguintes fases:
1)    Diagnóstico participativo
2)    Levantamento cadastral
3)    Projeto arquitetônico e complementares
4)    Projeto para leis de incentivo
5)    Captação de recursos
6)    Obras
7)    Instalação dos espaços e equipamentos
8)    Inauguração da casa de Cultura
Na cerimônia do dia 10 de maio, os profissionais contratados pela Associação de Amigos da Casa de Cultura para desenvolver o projeto, apresentarão o histórico das ações, cronograma, metodologia do diagnóstico participativo e um breve descritivo técnico sobre o levantamento cadastral, projetos arquitetônicos e complementares. Após as apresentações, haverá uma reunião do facilitador do diagnóstico, Prof. Ms.Alberto Bracagioli Neto, com os participantes convidados para definir o calendário de encontros do grupo.
Nos dias 11 e 12 de maio, acontecerão as primeiras entrevistas do planejamento participativo que deve se estender até junho de 2011. Paralelamente a essa fase, a arquiteta Berenice Pinto da Costa, especialista em patrimônio arquitetônico, fará o levantamento cadastral do imóvel.
Concluído o diagnóstico e o levantamento cadastral, o projeto contará com os subsídios necessários para que se possa elaborar o projeto arquitetônico de restauro e readequação, transformando o prédio do antigo fórum na Casa de Cultura que todos queremos. Serão feitos os projetos complementares através da equipe do Escritório da Cidade, bem como os orçamentos gerais da obra e equipamentos.
Cumpridas as fases de elaboração dos projetos, orçamentação e plano de sustentabilidade, o projeto da Casa de Cultura será encaminhado para os Sistemas ProCultura do Estado e PRONAC do Ministério da Cultura, com vistas a obter o financiamento estatal para que empresas privadas possam ser patrocinadoras do projeto, usufruindo dos benefícios da renúncia fiscal.
A Prefeitura Municipal de Santa Maria financia a primeira fase do projeto, através de convênio celebrado com a Associação de Amigos da Casa de Cultura e através dos projetos complementares que serão elaborados pelo Escritório da Cidade.
O cronograma preliminar indica que as obras de restauração acontecerão a partir de janeiro de 2012, podendo ser executadas em um período de até 17 meses.

Informações:
Secretaria de Município da Cultura / Secretária Iara Druzian / (55) 32172395 / culturasm@hotmail.com/http://www.santamaria.rs.gov.br/cultura/index.php
Gestores Associados
·        Lahtu Sensu Administração Cultural/Lucia Silber / (55) 30263714 / lucia@lahtusensu.com.br / www.lahtusensu.com.br
·        Cida Planejamento Cultural/Maria Aparecida Herok / (51) 32198983 / Cida@cidaplanejamentocultural.com.br / cidaplanejamentocultural.com.br.

Fabricio Minussi
Superintendente de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...