segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alunos do Colégio Militar de Santa Maria escrevem sobre o Cafezinho Poético

Eduardo Kapp: em pé, o quarto da esquerda para direita
Laura Lopes: a aluna com a térmica no colo
 
CAFEZINHO POÉTICO
Desde o início do ano letivo, fomos introduzidos a uma nova maneira de pensar, refletir e discernir ideias no mundo. E, uma das formas propostas pelo professor Giovani Pasini, foi dar início a uma atividade chamada de Cafezinho Poético. Uma ação que une: debater textos e pensar sobre os mesmos.
Alguns alunos são até resistentes no começo, vão apenas para ouvir as reflexões gerais; todavia, é quase impossível evitar influências num ambiente tão expressivo e subjetivo quanto é o Cafezinho. Entramos com uma determinada ideia, e saímos mudados. Pode-se dizer, então, que essa atividade realmente tem surtido efeito nos alunos que a frequentam.
Assim, de uma simples visão de mundo, surgem diversos pontos de vista. Dentre poetas e autores apresentados nessa atividade, podemos citar alguns de Santiago, como: Caio Fernando Abreu e Oracy Dornelles. Já que são sujeitos com uma maior complexidade e ambiguidade, para maiores alcances de interpretações. E, de acordo com o próprio professor Pasini, que apresenta um pensamento do Leonardo Boff “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”.
Todos esses aspectos expressam que o valor dessa atividade é importante. Desse modo, tem ampliado os horizontes dos alunos que a apreciam, uma vez que, determinando suas posições e pontos de vista, tornam-se pessoas aptas para frequentar o mundo. E assim, obtendo opiniões e não, apenas, informações.
Laura Lopes e Eduardo Kapp
Alunos do 1º Ano do Colégio Militar de Santa Maria

===
O texto dos alunos Kapp e Laura Lopes me deixou muito feliz. Agradeço aos dois pela atenção e pela mensagem construída. A sensação que tenho é inexplicável. A vida de quem gosta de ensinar tem esses momentos de realização profunda. O amor ao pensamento; o amor à literatura.
Parabéns Kapp e Laura Lopes!
Um abração!
Muito obrigado.

Um comentário:

  1. Texto muito bom !!!
    Cafezinhos poéticos é um ótimo momento que temos para filosofar sobre vários assuntos !
    vlw sor

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...