segunda-feira, 11 de abril de 2011

Textos do Leitor - Torcidas Organizadas - texto do Aluno Nunes (17 anos), do 1º Ano do Ensino Médio

Torcidas Organizadas

Normalmente, quando ouvimos falar de torcidas organizadas (TO), já pensamos em brigas, baderneiros, pessoas que só querem causar confusão.

Isso ocorre porque as pessoas, geralmente, não possuem uma real informação sobre o que acontece dentro de uma torcida organizada. Um dos fatores é por causa dos jornalistas que retratam somente os pontos negativos da torcida.

Claro que existem brigas, xingamentos e outros acontecimentos ruins em uma TO. Esse tipo de fato sempre ocorreu e ainda ocorrerá, pois a rivalidade dos times é que gera esse confronto e, também, a falta de ação dos órgãos públicos. Contudo, existem mais pontos positivos do que negativos.

Entretanto, a imprensa divulga somente o negativo, o que é difícil acontecer e quando ocorre, por algum incidente, os jornalistas fazem uma tempestade num copo d’água, não retratam a festa na arquibancada, os bandeirões que são pagos com o dinheiro dos integrantes da torcida; não mostram que independentemente do sol e da chuva, eles estavam lá apoiando; não importa se tiveram que viajar mais de 20h de ônibus só para sustentar o seu time; nada disso importa. Os jornais nunca mostram, mas quando acontece uma briga, que é difícil, isso se torna bastante veiculado na imprensa.

As organizadas têm um papel enorme num time, são chamadas de 12° jogador, pois elas é que vão incentivar o time, nos momentos ruins e bons; será a torcida que estará nos jogos longe do estádio do time, sendo a responsável por promover uma grande festa na arquibancada, dando ânimo aos jogadores.

Quem é de uma organizada se dedica totalmente a sua torcida, pois só está lá por amor a ela e ao time e, muitas vezes, deixa os amigos de lado; deixa a família e os compromissos para estar junto da torcida e do time, não importando a situação.

Ganhando ou perdendo, faça sol ou chuva, com toda a certeza eles ainda estarão lá.

João Francisco Oliveira Nunes - 01/04/2011

(para publicar o seu texto - envie para gpasini@ig.com.br)

Um comentário:

  1. Obrigado por colocar no seu blog professor,
    em breve estarei te mandando mais textos.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...