segunda-feira, 11 de abril de 2011

Texto do Leitor - Intriga Parisiense - Crônica da Aluna Marcela - 1º Ano do Ensino Médio


Intriga Parisiense



Cheio de gente. Cheio de gente. Cheio de café. Cheio de gente, cheio de gente, cheiro de café.

Não faço ideia quanto tempo, pois infelizmente não vivia nessa época, mas muito tempo atrás, uma cidadezinha de interior, hoje chamada “cidade cultura”, inaugurava teatros, casas de chá, cafeterias, confeitarias e outras modas parisienses para seus intrépidos moradores.

Gostaria de ter nascido naquela geração, onde se conquistavam amantes em meio ao forte cheiro de cafeína e suculentas fatias de tortas de damascos. Hoje, nossa sociedade não se importa com essas simples ações. Simples, mas dão certo charme em relacionamentos, principalmente os amorosos.

Atualmente, amigos encontram-se no amado calçadão santamariense para beber Vodka com Coca-Cola, onde, em tempos remotos, o local era ponto de encontro para aquecer-se com aquele chimarrão.

Porém, há um fato intrigante em toda essa história, que me deixa pasma: o Café Copacabana. O primeiro café de Santa Maria, antes lotado de gente, hoje só atrai os mais velhos, mesmo estando localizado no centro da cidade e de fácil acesso para os jovens.

Será que eu sou o único que ainda quero ser um pouco francês, vivendo Paris no Sul do Brasil?

Não aguento mais a esbarração em meio a correrias, ninguém para curtir dez minutos da vida. Só sentindo aquele cheiro de gente, em ruas e avenidas cheias de gente, rezando pelo descanso do cheiro de café.

Sabe, na verdade, eu sinto falta é de um tempo não vivido por mim. Sinto falta do jovem cortês, apaixonado pela vida e pelas tradições românticas. Sinto falta do café! A bebida, propriamente dita... O aroma, o sabor e sua mágica inconfundível que não tem explicação. E nem a requer.


Aluna Marcela - 1º Ano do Ensino Médio



(para publicar o seu texto - envie para o e-mail: gpasini@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...