terça-feira, 19 de abril de 2011

Cultura em Santiago - Email da SMEC (Departamento de cultura - Rodrigo Neres) - Desafio da Leitura em Santiago, RS


18 de Abril: A Terra dos Poetas Vive a Leitura

"A cidade de Santiago realizou um grande evento na Praça Moysés Vianna, com inúmeras atividades lúdicas envolvendo todas as Secretarias Municipais, engajadas na efetivação das Metas Municipais do Programa Cidade Educadora.

Mais de 400 crianças foram atendidas com horas do conto, teatro de fantoches sobre o meio ambiente, pintura de rostos, visita à Prefeitura e conversa sobre Educação Fiscal, oficina de Educação no Trânsito e Educação para o Turismo, entre muitas outras atividades que marcaram a tarde do dia 18 como uma data destinada a valorização e incentivo a leitura.

A atividade foi planejada dentro do Projeto Smequinho na Comunidade, que objetiva realizar grandes ações nos espaços urbanos interligando as diversas Secretarias Municipais e seus programas, a fim de somar forças para a construção de uma cidade realmente educadora. O presente projeto também procurou sensibilizar a comunidade santiaguense para o hábito da leitura, criando o “Desafio da Leitura”, onde foi solicitado que os setores públicos, empresas, entidades e comunidade em geral parassem pelo menos cinco minutos para ler, registrando o momento através de fotografias e enviando para a Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Segundo o Professor Rodrigo Neres, Coordenador do Departamento de Cultura, “conseguimos alcançar um ótimo resultado, motivando muita gente para ler e o melhor ainda, transformamos a Praça Central da Cidade em um grande espaço educativo que viveu a leitura em momentos mágicos permeados de princípios de cidadania. Esperamos alcançar no próximo ano um número ainda maior de participantes, instituindo essa data como o dia do desafio da leitura na Terra dos Poetas, além de homenagear o Livro e a memória de Monteiro Lobato.”

O evento também contou com a atividade “Coelho na Praça” em parceria com o Centro Empresarial, onde as crianças participaram de brincadeiras e da Caça ao Coelho vivenciando o verdadeiro espírito da Páscoa."

Um comentário:

  1. Giovani,belissimo o trabalho do Departamento de Cultura em santiago entre tantos eventos,o qual esse do Dia do Livro teve um grande destaque.Parabéns a toda a equipe do Depto.Cultura,tenho muito orgulho de se santiaguense,acompanho tudo atraves dos blogs.Um abraço. JANE - SAO BORJA RS

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...