sexta-feira, 25 de março de 2011

E-mail do escritor Jayme Camargo Piva - Patrono da Feira do Livro de Santiago de 2011

Recebi um e-mail do escritor e amigo Jayme Camargo Piva, que faço questão de dividí-lo (ainda que parcialmente) com todos os leitores.
===
O Jayme é um grande santiaguense; último patrono da Feira do Livro de Santiago, honraria que conquistou pela capacidade técnica, de uma invejável escrita. Além disso, carrega no seu caráter uma postura centrada, servindo de exemplo para qualquer cidadão.
===
Ele possui duas obras magníficas (já li as duas, por isso posso afirmar): "Aqui me tens de Regresso" e "Os seios de Joana".
A qualidade literária salta aos olhos.
Como já disse, adorei as duas.
Do primeiro, "Aqui me tens de Regresso", ressalto o perfil histórico (memorial), principalmente pelo detalhamento dos personagens. Lá, aprendi um pouco mais sobre o Túlio Piva e o Gente da Noite. O exemplar que possuo ganhei das mãos do autor.
O outro, "Os seios de Joana", de criatividade inigualável, possui uma maestria que vai do erotismo aos questionamentos introspectivos e filosóficos. Esse livro recebi, por empréstimo, do meu grande companheiro Márcio Brasil (e está difícil de devolver...).
===
Santiago, a "Terra dos Poetas", está orgulhosa de ter tido o escritor Jayme Piva como patrono da útima feira. Um prosador/poeta de qualidade, ligado ao ícone Túlio Piva, um artista de reconhecimento (inter)nacional.
E, eu - modéstia a parte - fico grato por receber esse maravilhoroso e-mail.
Grande abraço ao Jayme Piva.
===
===
(...) Saiba que, embora à distância, admiro muito o teu trabalho, a tua personalidade, altruístico idealismo, perquirições de cunho filosófico e metafísico. Virtudes próprias de um fundador da Casa do Poeta e de quem possui disciplina, erudição, de par com uma invejável formação vocacional direcionada para os especializados misteres que vão do mestrado ao domínio pleno da escrita. Tenho me deliciado sempre com ao leitura do teu magnífico blog e sábias digressões sobre a vida, morte e religiosidade. Temas, aliás, magistralmente abordados na tua exitosa obra "A Espiral e o Caracol", em cuja leitura me abeberei, tecendo os melhores elogios de admiração e louvor. Hoje me debrucei sobre o que escreveste a respeito de não acreditar em ateu 100%, inspiradas considerações que nos induzem à meditação sobre tema tão relevante. Excelentes e propositadas as colocações que fizeste e que têm base e fundamento numa inconteste realidade. Li, há poucos dias atrás, teus escritos sobre "Deus Existe... (Pensamentos da Madrugada)". Gostei tanto que cheguei a escrever alongado comentário a respeito, no teu blog. Para minha frustração, acho que ficou perdido no espaço, talvez eu não tenha sabido enviá-lo. Lamentavelmente, fiquei sem cópia para reenviá-lo novamente. Pretendo me penitenciar, da próxima vez haverei de caprichar mais nas artes da remessa.

Afetuoso abraço do amigo e admirador.
Jayme Piva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...