terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Diário de Santa Maria - Fórum de Literatura - Leia o texto na íntegra



Leia o texto na íntegra - retirado do DIÁRIO DE SANTA MARIA

LITERATURA

Diferentes idiomas em Santiago

Terra dos Poetas sediará eventos literários que reúnem participantes do Mercosul

A cidade de Santiago é conhecida como a Terra dos Poetas. E não é para menos. A designação não vem do nada, já que no município nasceram diversos escritores importantes, entre eles, Caio Fernando Abreu. E, para referendar o título, a comunidade aposta em algumas iniciativas bem interessantes ligadas à literatura. São os casos do 2º Fórum Latino-Americano de Literatura Contemporânea e o 4º Encontro de Escritores do Mercosul, que ocorrem de amanhã até domingo.

Promovidos pela Casa do Poeta de Santiago, com apoio do do Centro de Integração Latino-Americano (Cilam, com sede em Santa Maria) e do Projeto Santiago do Boqueirão: Seus Poetas quem são?, da URI campus Santiago, os eventos têm o objetivo de reunir leitores e autores do Brasil e países vizinhos. As atividades serão na Câmara de Vereadores de Santiago, e as inscrições podem ser feitas no local até amanhã.

– Queremos divulgar e fomentar e literatura. Além disso, nas edições anteriores, a questão da integração também foi algo fantástico – destaca Carlos Giovani Delevati Pasini, presidente da Casa do Poeta de Santiago.

Para este ano, a troca de experiências deve continuar com força. Aproveitando a realização da Copa Santiago, torneio de futebol juvenil que conta com a participação de pessoas de outros países, a organização dos eventos literários já confirmou representantes da Argentina, Paraguai e Uruguai (confira quadro ao lado).

Volta ao passado – A inspiração para promover o fórum e o encontro de escritores veio lá da década de 90. Mais precisamente de 1995, quando foi realizado o 1º Encontro de Escritores do Mercosul. De lá até janeiro de 2010, a proposta ficou engavetada. No começo do ano passado, a Casa do Poeta de Santiago aprimorou o projeto e realizou 1º Fórum Latino-Americano de Literatura e o 2º Encontro de Escritores do Mercosul. O primeiro é sempre feito em Santiago. Já o segundo tem edições intercaladas entre a cidade gaúcha e alguma outra dentro do Mercosul.

Na programação, há palestras, debates e lançamentos de livros. Para Carlos Giovani, além de permitir o contato entre escritores e amantes da leitura vindos de lugares diferentes, os eventos servem de vitrine para quem não tem espaço para mostrar sua produção:

– É importante pela questão motivadora de novos autores. As pessoas que vêm de fora, antes, eram só argentinos, uruguaios e paraguaios. Agora, são nossos amigos.

MAIS
Patrono
O patrono perpétuo da Casa do Poeta de Santiago, e que dá o nome à entidade, é o escritor Caio Fernando Abreu. Ele nasceu em Santiago e foi um escritor reconhecido nacional e internacionalmente em função dos textos intimistas e de sua participação em vários periódicos nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...