quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reestruturação das massas - em defesa da liberdade de escrever.

Reestruturação das massas

O alemão Walter Benjamin defende, de forma magnífica, que o relacionamento das “massas” com a arte, dota-se de um instrumento eficaz de renovação das estruturas sociais. Portanto, a arte serve para modificar, positivamente, um povo. A cidade de Santiago está transformada e isso é fato. As letras não pertencem a alguns, mas fazem parte da vida de qualquer cidadão que saiba ler e escrever.

Entenda-se, a escrita é livre; a leitura que é seletiva. (Você só terminará esse artigo se quiser!).

As obras literárias produzidas em nosso município são positivas, dentro de suas diferenças. Melhor ainda, elas são livres para serem construídas, pois romperam o obstáculo “arcaico” de que não teriam condições de terem nascido. Uma estatística imaginária: se a cada 100 escritores que iniciam, surge um Caio Fernando Abreu, ou um Oracy Dornelles; por que não incentivar 200?

Alguns dizem que o escritor deve estar “letrado” antes de redigir um conto – besteira pura. A vida não possui ensaios; ela é agora. A construção intelectual ocorre durante toda a existência, numa escada que sobe (e também desce).

Não fique nervoso se você errar uma vírgula, ponto, exclamação, ou mesmo uma palavra. A melhor aprendizagem surge com o engano. Não se preocupe com isso, pois ocorre(u) com todos os escritores, inclusive Machado de Assis. Preocupe-se, sim, em desenvolver o seu dom: na pintura, dança, música (....) e escrita. Alguém irá apreciar a sua arte. O resto é uma tolice passageira.

Em homenagem à professora Rosane Vontobel, seguidora de Walter Benjamin.

3 comentários:

  1. Pasini, sem palavras com as tuas palavras! E como diz Fernando Pessoa : "Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo". Um abração!!

    ResponderExcluir
  2. Meu estimado amigo Giovani, simplesmente adorei essa postagem. Através da profª Rosane Vontobel, conheci a obra de Walter Benjamin e estou estudando com muita dedicação o referido autor, pois nosso projeto tem nele um de seus principais pilares teóricos. Concordo contigo: na Terra dos Poetas estamos cumprindo essa meta de trazer das massas as vozes que se transformam e que transformam o meio social onde vivem. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coragem de falar o que pensa.

    Jorge

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...