sábado, 6 de novembro de 2010

Hipocrisia e política - necessidade de crescimento individual - análise de nossa sociedade brasileira e da amada Santiago

Uns dos assuntos que gosto, mas escrevo pouco, é sobre política.
Submeto-me, com orgulho, a doutrina correta de que militar deve ser apartidário.
Quem escolhe a farda verde-oliva como profissão não deve manifestar o seu pensamento sobre partido "A" ou "B".
Isso não se refere a qualquer tipo de censura, mas sim ao principal dever que um militar possui que é o de defender a sociedade brasileira como um todo. Para isso que nós existimos.
O militar que declara, publicamente, favorável ao partido "X" ou critica o "Y" está fora do senso comum da instituição.
===
Entretanto, a consciência política deve fazer parte de todo cidadão, militar ou não. Defender os princípios éticos e morais deveria fazer parte da personalidade de todos nós, brasileiros.
Desde o início da sua história, nas primeiras sociedades, o homem pratica a política.
E a política é diferente da politicagem.
===
Este texto é sobre a ciência política e não sobre políticos.
===
Assisto a TV SENADO quase todos os dias, também para desenvolver a inteligência e a oratória.
===
Vejo o Brasil sendo o "macro" e, como santiaguense, analiso Santiago como o "micro". O nosso município representa uma parcela estatística, ainda que pequena, de nosso país.
===
O que percebo, agora como blogueiro, é que temos que repensar algumas coisas. A seguir irei sugerir alguns tópicos que todo o político deveria pensar, antes de se encaminhar para um cargo eletivo. Por que os sugiro? Por que eu quero. Sou eleitor e cidadão. Os ideais que tenho hoje são consequências de um "liquidificador de questionamentos". Portanto, leia se quiser - se não quiser não leia. Se você ler, reflita um pouco sobre isso.
===
Tópicos para pensar:

1. A política não deve ser tratada como "foco de luzes de neon" para autoafirmar egos. A disputa não deve ser encarada como um campeonato de futebol, onde o meu time é melhor que o dele e, por consequência, o meu nome é melhor que o dele.
2. Se você está entrando na política por interesses particulares, de crescimento individual, terá enormes chances de ser mais um corrupto ridículo, que morrerá sem construir nada para o povo.
3. Se você não é organizado e odeia projetos, por que entrar para a política? A administração pública necessita de pessoas que gostem de construir coisas e resolver problemas. A base doutrinária de um político deve ser resolver o problema dos outros, principalmente as dificuldades coletivas, mas não em busca de votos ou em troca de favores.
4. Hipocrisia é respondida com hipocrisia. O que fica claro é que a maioria de nós, eleitores, criticamos e, geralmente, faríamos o mesmo no lugar do acusado. A cultura é transplantada de pai para filho, mas também é modificada. O nosso país só mudará quando o seu povo mudar. Inicie negando o favor que você criticaria se fosse aceito ou feito por outro.
5. O seu partido geralmente é um grupo nulo. A nulidade está enquadrada no fato de que o PARTIDO é tratado, algumas vezes, com maior importância do que a SOCIEDADE. Boa parte dos políticos pensa no futuro do partido, não se preocupando com o futuro de nossa sociedade. Alguns discursos feitos para o povo - não são dirigidos ao povo. Quero dizer, não passam de encenações artísticas, como fazia Hitler na frente de uma máquina fotográfica, que visam obter o voto, ou ainda, para deixar o partido bem visto na sociedade e para a imprensa.
6. Desconfie de quem te ofende e depois te abraça.
7. Desconfie de você - se abraça quem te ofende.
8. A doutrina que deve ser defendida por um político é resumida por uma única palavra- Abnegação. Não sabe o que é? Procure um dicionário.
9. Por fim, consenso é sinônimo de ignorância. Parte da filosofia contemporânea acusa que toda IDEOLOGIA aliena o povo, deixando subjugado. Por qual motivo? Uma ideologia é uma junção de pensamentos de alguns, que conduzem as massas, sendo que essas não raciocinam e apenas seguem aquela doutrina como sendo sua.
10. Por fim, caro político e quase futuro político: qual a sua ideologia?
===
Enfim, a política nacional necessita de crescimentos individuais que modifiquem o histórico coletivo. Por incrível que pareça, ou como dizemos algumas vezes, "por increça que parível", acredito nos políticos e no futuro de nossa política.
===
Desabafo de (e)leitor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...