domingo, 9 de maio de 2010

Salvem os professores - Parte II - Artigo do Jornal Expresso Ilustrado - 07 de maio de 2010

Em homenagem à minha mãe, Acelina Pasini


No último artigo escrevi sobre a responsabilidade dos pais no processo educativo. Hoje, defendo a necessidade de reconhecimento da sociedade, em relação ao trabalho dos docentes. A verdade é que pensamos no professor, a maioria das vezes, somente quando algo dá errado. Colocamos a armadura, o elmo, pegamos a lança e o escudo; então vamos à escola “combater” em prol de nossa cria. Algumas vezes estamos certos, outras não. Entretanto, se refletirmos através do tempo, situações como essa foram exceções à regra escolar. Portanto, temos que conhecer (e reconhecer) a “doação” que é feita, de forma silente, pela maioria dos mestres. Essa dedicação vai além do expediente: aulas montadas, provas corrigidas e preparação intelectiva. No último cafezinho poético da Casa do Poeta, a professora Zaira Casartel disse que “para ser docente é preciso mais doar, do que ganhar”. Isso é uma realidade. Ao ofertar amor, no nosso Brasil, o reconhecimento que prepondera está no olhar do aluno. Naquele mesmo cafezinho, o Márcio Brasil, o Rodrigo Neres e eu, ressaltamos que fomos influenciados positivamente, no passado, por uma professora. Somos alguns daqueles alunos que os olhos brilham até hoje. Exemplos de tantos outros, escondidos na massa. O professor não ganha dinheiro; não fica rico. A sua riqueza está na construção do mundo. Que o futuro faísque a alma dos adultos, pequenos alunos do passado; e que o respeito, à magia da docência, seja inevitável.

2 comentários:

  1. PARABÉNS MEU AMIGO E GRANDE EDUCADOR, GIOVANI PASINI! Teus dois recentes textos publicados no Expresso e aqui no teu blog, devem servir de reflexão nas nossas escolas e secretarias de educação. Está mais do que na hora do professor voltar a ser valorizado, caso contrário, temo pelo futuro da nossa educação! Grande abraço da amiga de sempre e militante nesta fascinante e árdua arte que é ensinar!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido amigo!

    Obrigado por citar minha experiência e parabéns pela sua escrita, pois a educação necessita, cada vez mais, de profissionais inteiros e comprometidos com a tarefa de distribuir mágicas aos corações. Abração!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...