quinta-feira, 29 de abril de 2010

Artigo Jornal Expresso Ilustrado - 22 de abril de 2010 - Literatura: uma opinião


Todo texto que é feito com imaginação pode ser considerado literário. Exclua-se os ofícios impessoais, diretos. Portanto, uma redação, uma postagem no blog, uma poesia, uma letra de música, quadrinhos de gibi - tudo isso - faz parte da arte literária. Os parnasianos, nas primeiras décadas do século passado e os escritores da 1ª geração modernista (1922-1930) eram antagônicos. Os primeiros achavam que a poesia sempre devia ter forma, métrica e rima; os segundos, que não podia ter regras. Até que Carlos Drummond disse que ela era livre, desde que possuísse ritmo e causasse a emoção. Neste século, não importa se o autor escreve em prosa ou poesia, mas se cria a arte, tendo liberdade de escolha pelo efeito estético. Temos que honrar os poetas de nossa terra e os de fora. Um pouco mais: devemos lê-los. Só que a poesia não é somente regra. Ela deve causar espanto, emudecer e ensinar. A poética pode percorrer a alma de qualquer escritor, desde que ele faça contato com a "essência" e utilize a sua imaginação para transmitir a "emotividade" ao leitor. Inclua-se os cronistas, os contistas, os prosadores, ou seja, todos os escritores; desde o adolescente que escreve uma carta de amor, até o novelista que constrói um "Roque Santeiro". Poesia é sentimento, não é forma. Poesia é a própria literatura, completa e universal. Leonardo Boff escreveu que "todo ponto de vista é a vista de um ponto." Enfim, esta é a minha opinião, simples e objetiva.

7 comentários:

  1. Muito bom o artigo.
    Gostei da defesa da liberdade produtiva.
    Vou lê-lo em sala....

    Abraços
    Profe Renata

    ResponderExcluir
  2. A poesia é o carro-chefe da literatura. Concordo que todos os gêneros da literatura são importantes, mas discordo da divisão igualitária e comparativa. Ao ler o seu artigo no Expresso Ilustrado pensei em enviar uma resposta. Mas desisti. Deixo-a para o destino; esse irá ensiná-lo algumas coisas. A poesia está no intertexto, coisa que a prosa e a crônica nunca irão conseguir. Essa é outra opinião. Você é presidente de uma Casa do Poeta?

    ResponderExcluir
  3. O destino vai ensinar para vc o coisa que não tem nome a respeitar a opinião dos outros também, que apelação e que coisa ridícula perguntar pro cara se ele é o Presidente da Casa do Poeta pois vc está careca de saber, chega , quem fala o que quer ouve o que não quer, aqui ninguém quer gruerrinha , apenas somar , o Pasini é do bem, diga seu nome para ver se dá para levar á sério. Críticas e opiniões contrárias são bem - vindas mas querer desmoralizar as pessoa por algum recalque pessoal, aí não dá.

    ResponderExcluir
  4. Desculpem os erros ortográficos.
    É que saiu na hora da indignação:
    "algumas vírgulas comidas"
    "à"
    "pessoas"
    etc.

    ResponderExcluir
  5. Tirando fora a ironia
    é uma opinião.

    ResponderExcluir
  6. "Neste século, não importa se o autor escreve em prosa ou poesia, mas se cria a arte, tendo liberdade de escolha pelo efeito estético".

    Temos, afinal, liberdade de expressão ou não? Então, há também a liberdade literária! Ridículo é prender-se à regras seculares. Escritores que se prendem à regras específicas só o fazem para "se aparecer" para outros escritores. E isso afasta os leitores.

    Concordo contigo, Pasini!! Forte abraço!! E fico cada vez mais satisfeito de tê-lo como presidente da Casa do Poeta de Santiago, uma entidade que tem crescido e que está ajudando a construir a identidade cultural de Terra dos Poetas em nossa cidade, simplesmente porque prega a liberdade e respeito o pensamento coletivo. E, isso, graças ao teu perfil democrático!

    ResponderExcluir
  7. Seria melhor o destino ensinar você, anônimo, a criar vergonha na cara, e não se esconder através de um anonimato. Fácil é julgar, falar asneira querendo se achar o culto, mas na hora de mostrar a cara, da nisso, gentinha fraca é brabo! ;D

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...