quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Artigo - A Honra e o Patriotismo


Existem duas qualidades no caráter do ser humano que sempre devemos pensar, falar e escrever: a honra e o patriotismo.

A primeira é fruto de uma forte educação familiar, pautada nos exemplos e nas ações dignas realizadas pela família, principalmente quando é demonstrada pelos pais. A escola, com as atitudes dos professores e colegas, pode apenas reforçar o que surgiu como um pilar perene, na formação inicial da personalidade do indivíduo.

A segunda qualidade, o patriotismo, só ocorrerá enquanto houver a primeira. Não existe amor à pátria, se não estiverem inerentes a conduta pessoal, aspectos como a probidade e o decoro. Amar o Brasil não deve ocorrer somente quando há a copa do mundo de futebol e, sim, uma hombridade constante.

O que causa uma mácula no senso comum, ou seja, no inconsciente coletivo do brasileiro, com efeitos negativos avassaladores para o contexto familiar e social, é a sensação de impunidade causada pela extensa difusão na mídia, de condutas irregulares que não são punidas.

O grande problema é exatamente esse: a crise de identidade criada pelo efeito “Pizza”, conseqüência perigosa, instituída por parte da população, geralmente alguns representantes políticos, que não respeitam a igualdade prevista na Constituição Federal de nosso país.

Nos poucos anos de vida que eu tenho, aprendi algo: é um erro generalizar qualquer coisa. Entretanto, quando o silêncio inocente perdura, ante a opressão televisiva e quando não observamos uma reação coletiva à improbidade, ficamos preocupados com o futuro de nossos filhos e somos saudosos da época de nossos pais.

Enfim, esqueça desse assunto. Dizem que é isso que o povo costuma fazer. Afinal, existem outras preocupações, coisas mais importantes. Durma tranquilo, sabendo que o seu filho não irá matá-lo por causa de uma simples (e finita) herança. Será?

Um comentário:

  1. Amei esse texto, vc escreve maravilhosamente bem.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...