segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Voz dos Escritores - Entrevista Juarez Girelli

A Casa do Poeta de Santiago (www.casadopoetadesantiago.com.br) lançou, no dia 24 de agosto de 2009, o projeto "A Voz dos Escritores" que visa entrevistar escritores de Santiago e região, difundindo através da internet o seu trabalho e opiniões. Este projeto possui a intenção de lançar no blog do Giovani Pasini, no site e no orkut da Casa do Poeta de Santiago, todas as segundas-feiras, uma matéria sobre os autores locais, contribuindo, assim, com o epíteto "Santiago: Terra dos Poetas".

Se o leitor tiver alguma idéia, sugestões de entrevistados, poderá enviar para os seguintes e-mails:gpasini@ig.com.br e secretaria@casadopoetadesantiago.com.br.

O nosso nono entrevistado é o Sr JUAREZ GIRELLI, 49 anos, natural de Santiago, RS. O Girelli é livreiro e trabalha na Livraria Santiago, perto do Clube União Santiaguense, na Rua dos Poetas. O companheiro Girelli escreveu obras infantis, com desenhos e muita luta. A sua humildade é observada nas condutas e conversas que temos com ele.
A entrevista ocorreu na semana passada e as aprendizagens transmitidas em algumas perguntas são interessantes. Vale a pena ler!

1. Quais os livros que o senhor publicou?
Girelli - Publiquei a obra "O menino e o pássaro", obra infantil e "Caminhos, o menino dos Trilhos" que transmite uma mensagem ecológica em forma de poesia.

2. Observamos nas suas obras uma ligação com o mundo infantil. Qual o motivo de gostar de escrever para crianças?
Girelli - Na verdade, todo o tempo que tenho, sem precisar ser adulto, torno-me uma criança, pois criança é um dom divino. Prefiro ver o universo da maneira mais simples possível e sempre poder perdoar.

3. Com quantos anos o senhor começou a escrever? Por qual motivo?
Girelli - Aos vinte anos; pelo vazio que sentia na alma e pelas injustiças praticadas pelo ser humano que fala em vida, mas que mata o planeta.

4. Qual o próximo projeto? Algum livro que está trabalhando? Qual será o tema?
Girelli - A próxima obra já está pronta. A história é infantil e só falta o desenho. O título é "A Cachorra Burguesa e o Cão da Favela". Trata das relações desiguais entre os seres vivos do planeta.

5. Fale-nos um pouco sobre a livraria Santiago:
Girelli - Comecei vendendo livros no calçadão, com uma mesinha. Nem imaginava trabalhar numa livraria. De repente, pintou uma parceria com o Tide Lima e deu certo. É ótimo, pois ali se encontram todos os segmentos da sociedade.

6. Quais o(s) escritor(es) que o senhor gosta e aconselha aos leitores desta reportagem?
Girelli - Aconselho a ler a bíblia, pois ela é o único livro que contém vida e traz o que todos buscamos, a vida e a paz. Depois, leiam todos os livros que os deixam felizes.

7. Qual o conselho que o senhor daria para quem está iniciando na escrita?
Girelli - Que escrevam e continuem sempre, sem medo de errar.

8. Utilize este espaço para falar o que quiser para os leitores da reportagem:
Girelli - Quando o sol nasce, ele nasce para o justo e injusto. Lembre-se: a verdade só acontece quando reconhecemos nossos erros e quando as injustiças são combatidas. O segredo da vida é acordar sorrindo, sem medo de ser feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...