quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Artigo para o Jornal Pampas - Santiago: Terra dos Poetas



Santiago: Terra dos Poetas


No final da década de 90, o vereador Nelson Abreu conseguia a aprovação da Lei Municipal com o epíteto “Terra dos Poetas” para a cidade de Santiago. Em 2008, tivemos a aprovação da Lei Estadual com o mesmo codinome para a nossa região.


Há poucos dias tive o seguinte monólogo (não foi um diálogo) com um cidadão santiaguense:

Ele: - Santiago nunca evoluirá como os grandes centros. Não temos uma livraria, o povo não gosta de cultura, ninguém lê e não conhecemos os poetas que Santiago tanto se vangloria...

Eu: - Santiago tem uma livraria de nome “Santiago” que fica perto do Clube União. Acho que a cidade está evoluindo muito, principalmente no aspecto da cultura.

Ele: - Qual a atitude que o município toma em relação ao desenvolvimento da cultura?


Depois dessa pergunta, passei a responder, explicando as atitudes que eu achava que Santiago estava tendo para desenvolver a cultura e, por consequência, a educação.

Entretanto, o colega não me ouviu. Quando temos uma opinião formada, se não agirmos com receptividade para escutar e refletir, seremos inflexíveis (fundamentalistas) nos posicionamentos.


O pensamento geralmente é construído, não temos dúvida disso. Contudo, a mudança só ocorre quando os nossos conceitos são destruídos ou, no mínimo, reestruturados.

A educação e a cultura não devem ser apenas evocadas, mas também invocadas. Não podem ser questionadas de fora para dentro e, sim, de dentro para fora. Quero dizer, o maior avanço ocorrerá quando alterarmos os conceitos negativos que temos (e que lançamos) sobre a nossa região. Essa idéia deve ser relacionada a todos os assuntos.


Portanto, vamos começar a mudar as nossas atitudes e julgamentos.

Inicie pela sua família. Tente influenciar o seu bairro. Cobre as atitudes positivas dos vereadores e governantes municipais. Compre apenas das empresas que patrocinam a cultura (e a ecologia). Difunda os nomes de nossos escritores santiaguenses. Ajude na divulgação de um evento esportivo ou cultural. Participe, mesmo que seja no seu trabalho e na sua esfera de atuação. Seja construtivo!


Enfim, mude a sua fala e costumes. Comece por você.

Só assim é que Santiago evoluirá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...