quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Artigo para o jornal PAMPA REGIONAL - Ideia, palavra ou ação?



Ideia, palavra ou ação?
O que é mais importante: ideia, palavra ou a ação?
A ideia (idéia – estou tentando me adaptar às novas regras) surge antes da palavra e da ação. Antes de você fazer qualquer coisa, significa que pensou nela. Algumas vezes o pensamento se torna inconsciente, imperceptível e contumaz. Tanto que para a maioria das atividades nós executamos sem pensar (conscientemente).
A palavra é a verbalização das ideias, ou seja, a transformação dos pensamentos em códigos inteligíveis, apenas para a comunidade que a entende (língua). Para falar, temos que criar uma sequência de ideias.
A ação é a consequência do pensamento e pode ser desencadeada com ou sem palavras. Agir significa a capacidade de fazer alguma coisa, ou ainda, tomar providências.
No passado (e mesmo no presente) cometi erros de ideias, de palavras e de ação. Isso é comum para todos nós.
Acredito, entretanto, que as maiores falhas, as que causaram os piores danos, ocorreram devido ao mau emprego de vocábulos. As frases lançadas, aquelas que causam mágoas, não retornam à boca e não se dissipam no vento.
Qual a saída?
A manutenção da auto-estima deve seguir pelo caminho da aprendizagem, tendo a ciência que os desentendimentos ocorrerão pela falha na comunicação interpessoal e não devido à maldade. Somos causadores de amarguras nascidas da falta de compreensão. Não conseguimos entender o nosso ego, imagina aceitar os dos outros.
Caro leitor, saiba que na sua vida terrena, você discutirá com alguém. A desavença ocorrerá, não há a mínima dúvida
Agora, uma simples sugestão, tente deitar a cabeça no seu travesseiro, à noite, e dormir com a tranquilidade de que não destruiu os sonhos de uma pessoa, pelo simples prazer (mesquinho) de observar a ruína do próximo.
A felicidade consiste nisso - ter a certeza de que dominamos os sentimentos de inferioridade que causam a inveja, o rancor e as palavras mal ditas (e malditas).
Lembremos: dois olhos, dois ouvidos e uma boca...

Um comentário:

  1. Samanta - São chico1 de outubro de 2009 16:45

    Adooooooreiiiiii
    que legal.
    Parece, tipo, parece que estamos viajando nas idéias, palavras e ação.

    Adoro os seus textos

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...