sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Artigo para o jornal PAMPA REGIONAL

A seguir, o caro leitor poderá ler o primeiro artigo que escrevi para o jornal PAMPA REGIONAL, que está presente na segunda edição, que veiculou a partir desta quinta-feira. É um artigo que fala sobre a modernidade, um assunto que não se esgota em apenas uma coluna. O objetivo de lançar este pensamento foi o de causar uma pequena reflexão - ainda que passageira - sobre o modo de vida de nossa atualidade. Se quiser, caro leitor, pode comentar e até discordar. Adoraria ouvir a sua opinião. Enfim, toda tese possui uma "anti-tese" (antítese).



Reminiscências de um Futuro

A região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul já não é mais a mesma. O futuro tecnológico chegou, acabando com as barreiras campesinas.

A sociedade contemporânea, mundo em que vivemos, sofreu e cada vez mais sofre inúmeras transformações. Nas duas últimas décadas, por exemplo, parece-nos que o modo de vida tornou-se mais acelerado, consequência de inventos como o computador, a internet e o celular. Os avanços foram tantos, que houve um estreitamento de relacionamentos virtuais: chat, MSN, Orkut. Inovações interessantes, já adaptadas ao perfil de jovens e até mesmo de adultos.

Os nossos pampas, antes percorridos por cavalos e carroças, agora recebem os vários avanços da mídia, com a criação de jornais e revistas, como é o caso do nosso jornal “Pampa Regional”, que contribuem para o entretenimento e informação.

Em contrapartida, sentimos um afastamento natural do relacionamento interpessoal. Os passatempos são tantos que, dentro de nossas casas criamos “ilhas” de lazer. Novamente, a televisão na sala, o computador no quarto, o celular na palma da mão. Na atualidade, os consultores espirituais, psicólogos virtuais, se apresentam em formas de letras em telas de cristal líquido, de uma simples máquina.

Qual será a solução?

O caminho é a perene adaptação à evolução humana. A única saída para a adequação futurística. Tentar manter uma relação pessoal benéfica no trabalho e no lar, além de utilizar as ferramentas modernas de forma gradual e salutar. Devemos saber que fugir da tecnologia, também será um escape da empatia adolescente.

Por fim, cabe ressaltar que, quando pudermos, temos que tirar os nossos entes queridos da frente das máquinas do presente, conduzindo-os para um passeio na praça ou andar de bicicleta. Essas lembranças vagas ficarão quase apagadas. Contudo, serão as reminiscências de um futuro feliz, saudável e promissor. Lembre-se disso!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo.
    Gostei mesmo.
    Onde encontro o jornal Pampas Regional?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo,
    Gostei do sobre a internet.
    Faz a gente pensar...
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Fábio,
    O Jornal Pampas Regional é novo na cidade,
    mas poderá encontrá-lo na Lan House do Lucas Figueira que fica no Shopping de Santiago, na loja n° 37.
    Obrigado pelo elogio
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...