sexta-feira, 8 de maio de 2009

O combate virtual de egos e a corrente de caos...


Aristóteles foi aluno de Platão que foi discípulo de Sócrates. Aristóteles contrariou várias das idéias de Platão (mundo das idéias) e criou um método de pesquisa que analisava o ecossistema, a fauna e a flora. Um exemplo de formação de personalidade que não apenas segue o que ensinam. Tese e anti-tese (antítese).
Aristóteles escreveu que "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." Sábias palavras para quem escreveu cerca de 170 trabalhos, sendo que apenas cerca de 40 chegaram até a modernidade (destruição causada - dizem - por fundamentalismo religioso...).
===
O intelectualismo - intelectualóide (gostei da palavra de Márcio Brasil) - é exclusivista e crítica a leitura lúdica de revistas interessantes como o X-MEN. Dispersando as idéias, gostaria de defender que qualquer leitura é salutar e pode ser feita como pesquisa científica, ludicidade (diversão), informação, entretenimento, prazer sexual e tantos outros propósitos. A leitura de X-MEN e Tio Patinhas não só é salutar como auxilia no desenvolvimento de uma filosofia. Esta ciência busca (segundo o dicionário) o conhecimento dos princípios e causas, sobre o conjunto das coisas. Ora, a revista do X-MEN apresenta vários valores e ações desejáveis, como: honra, heroísmo, companherismo, criatividade e até mesmo fala sobre mutações genéticas. A série do Tio Patinhas é melhor ainda: alegria, criatividade, amizade, auxílio dentro da família, ganância engraçada, entre outros. Enfim, a melhor qualidade deste tipo de periódico são as "lições de moral", portanto, filosóficas, que eles fornecem. Por incrível que pareça, existe pontos positivos até na leitura pornográfica. Falar sobre o Tio Patinhas é tão importante quanto citar Nietszche...
==
Existe, portanto, um combate virtual (não quero dizer internético, mas sim no mundo das idéias) de egos e uma corrente de caos. O meu ego combate o do outro. A minha capacidade intelectual luta com a outra. Quem será o lado negro da força? Quem será o Darth Vader? Quem será o Lucky Skywalker?
Na verdade, todos possuímos um pouco de Darth Vader e outro tanto de Lucky Skywalker. Redemoinhos de condutas - algumas morais, outras imorais e tantas amorais. Boazinha e inocente somente a Chapeuzinho Vermelho. O ser humano é humano (Nietszche dizia - demasiadamente humano).
Caro leitor, vamos parar de tentar empunhar a bandeira do puritanismo crítico e do "não-ego"?
Eu gosto de quando adoram o que escrevo! Quero que leiam o meu texto, pois é por isso que escrevo. Um dia, se Deus quiser, pretendo ser um autor famoso. O que tem de mau nisso? Amo escrever... (algumas vezes besteiras)
==
SANTINGRADO E A CORRENTE DO CAOS...
A corrente de caos ocorre numa ilha do pacífico, de nome Santingrado, onde os nativos possuem umbigos canibais.
Verdade! Eles não são canibais e sim os seus umbigos.
A fome daquele buraquinho no meio da barriga é algo alucinante. Algumas vezes, embaixo de um coqueiro, deitado à luz do sol, a barriga começa a roncar, o umbigo fica com fome e se pergunta: quem eu ataco? Como eu ofendo? Ai, que fome!
O pior de tudo é que naquela ilha vivem poucos nativos...Ai, ai, ai! Poucos umbigos, que ficam "de olho um no outro". Corrente de caos, rodopios enjoativos, gangorras egocentristas.
Quando um dito umbiguinho começa a surgir no meio da mata densa, pensamentos reflexivos, vem outro e "Nhack!" - ele foi engolido.
O pior de tudo, existem alguns "umbigãos" que chegam a ser obesos e seus donos tem dificuldade de carregá-los, pois seus dentes afiados engolem todos os novos umbiguinhos. Dizem até que existe uma "umbiga" que é um tanto selvagem! Ai, meu Deus! que medo...
Qual será o futuro da ilha de Santingrado?

6 comentários:

  1. Grande Giovani. Parabéns pelo artigo, estou cada vez mais impressionado com a tua sensibilidade e visão artística abranjante. Como tu bem sabes, pois eu te disse pessoalmente, fui erroneamente contra a Casa do Poeta, porque achei que não iria prosperar.

    Mas tu me provou o quanto eu estava enganado. E é tão bom descobrir-se equivocado a respeito das coisas, derrubar os pré-conceitos. Delirei com a tua defesa sobre X-Men e ainda mais ao te ver citar Star Wars. Isso é filosofia moderna, sim! Mas só algo que tenha a mente aberta, como tu demonstra ter, é que pode perceber isso. E o que é mais fantástico: tu costurou perfeitamente o teu raciocínio citando cultura pop com ensinamentos de Nietszche. Na cultura nada se perde, mas tudo vive em consonância.

    Tua forma de escrever é realmente envolvente, vai direto ao ponto e conduz o leitor num passeio agradadável pelas palavras. Declaro-me teu fã desde já.

    Um fraterno abraço

    ResponderExcluir
  2. Desde que entrei no teu blog, dois meses atrás, não parei de ler...

    adorei este artigo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Santingrado me lembrou Stalingrado...
    tem alguma coisa com a cidade da Rússia?

    ResponderExcluir
  4. Wanessa Carvalho9 de maio de 2009 13:55

    Adorei a parte de Santingrado...
    ironia engraçada...
    mas Santiago evoluiu muito nos últimos cinco anos...
    opinião particular.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Obrigado ao amigo Márcio Brasil e aos leitores...
    Realmente fiquei emocionado com as palavras que li...
    Afinal, escrevemos para os outros.

    Algumas vezes uma pessoa não sabe o que dizer.
    Somente a palavra: Muito obrigado.
    Muito obrigado!
    P.S. -- Também acho que Santiago está evoluindo muito.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto! Achar virtudes no 'Grande Caldeirão Pop' (não sei onde li esse expressão, mas gostei) em que estamos inseridos é uma missão árdua devido à enorme quantidade de 'lixo' que existe... mas que os lixos sirvam ao menos como mau exemplo! Quanto a X-men, Tio Patinhas e outros semelhantes, é arte, talvez mais 'digerível' que quadrinhos como Watchmen ou diversos mangás... mas, quem sabe se não podem ser uma porta para discussões?
    Excelente texto, reitero!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...