terça-feira, 17 de março de 2009

Erva Daninha


Em alguns momentos acho que estou ficando louco...
O fundo do pátio de minha casa é todo gramado e a única árvore que existe é um grande pé de ameixa (daquelas amarelas). Tento manter o pátio limpo, mas sempre aparecem sujeiras, resto de madeiras e algumas macegas.
O fato é que, embaixo do pé de ameixa, nasceu uma planta do tipo macega, ou seja, daquele que você rapidamente arranca, por ser capoeira e parecer mato. Realmente, ela é muito feiosa. Erva daninha tão horrível, que quando nasceu automaticamente já pensei em acabar com a sua vida. Afinal, estava "estragando" o perfil de meu pátio. Nós, seres humanos, costumamos a gostar de plantas que dão frutos, ou no mínimo que sejam bonitas para nossos olhos. As inúteis, geralmente nós destruímos. Reagindo normalmente, cheguei mesmo a pegar uma faca e até apontei a arma branca na direção do seu pequeno caule.
Entretanto, naquele instante, aquela planta pareceu demonstrar sentimentos, alma e até medo. Senti-me como um assassino, indo em direção a uma vítima indefesa. Relacionei, até mesmo, a imagem da semelhança de um leão encurralando um antílope apavorado, na beirada de um penhasco.
Guardei a faca.
Até hoje o macegal está ali, destruindo a beleza de minha casa. Contudo, a leveza de meu espírito não foi devastada. Todos os dias, quando passo ao lado de sua feiúra fico feliz. Algumas vezes (acredite se quiser) conversamos e justifico que talvez um dia talvez tenha de matá-lo. Como um vassalo, ele demonstra que entende, agradece os momentos a mais de vida e cresce espantosamente.
Determinei para a minha esposa que não o arrancasse. Ao menos até que eu acabe com essa minha loucura e resolva limpar o pátio. Por enquanto, a nossa relação de amizade só permite que eu levante o braço apenas para afagar, carinhosamente, as suas folhas verdes e disformes.
Por isso que eu acho que a nossa vida é uma poesia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...