quinta-feira, 19 de março de 2009

A Antipatia dos Introspectivos


A luta contra a própria "antipatia genética" é uma incansável guerra pessoal que travo a cada dia. Nós que temos pensamentos acelerados, mundos mentalmente paralelos, sofremos com a incompreensão de alguns companheiros da sociedade e, algumas vezes somos taxados de quase esquisitos .
A instrospecção (exame que se faz de si mesmo) possui pontos positivos e negativos.
Trata-se de uma quantidade infinita de pensamentos que tornam, muitas vezes, o exterior sem graça e vazio. Aprendi a viajar pelas próprias idéias, nos mundos sem fim. Sem dúvida essa é a qualidade vantajosa da jornada cerebral.
Entretanto, o ponto depreciativo é a falta do entendimento dos midiáticos normais, acerca da vontade de ficar apenas quieto, só e desfrutar a inteligência de Rubem Alves, Augusto Cury, Freud, Nietszche, Santo Agostinho, entre outros. Estes são os verdadeiros amigos, leais nas viagens por entre as décadas e os séculos da sabedoria humana.
Muitos já nascem com a empatia intrínseca a sua personalidade e sentem facilidade na comunicação, sendo que várias vezes aprendem mais rapidamente, devido ao fato de prestar a atenção no interlocutor.
Diferente dos filósofos do redemoinho (como eu), que preferem adquirir o conhecimento pelas palavras escritas. Um tanto mais seguro, pois não há o debate (a não ser o mental), onde podemos caminhar um pouco mais lentos, mas em terrenos de plumas. Julgo que as letras não se perdem tanto quanto a língua...
Enfim, para encerrar este pensamento: nós que gostamos de "falar em silêncio" até que somos antipáticos - mas e daí?

2 comentários:

  1. Sou santiaguense e entendi os motivos do artigo. Temos vários falsos intelectuais em nossa cidade. Coronéis que tentam comandar a cultura.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu também possuo uma antipatia natural...
    É dificil resolver...

    gostei!
    Fábio

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...