quarta-feira, 11 de março de 2009

Ainda sobre a defesa da criação da Secretaria Municipal da Cultura


Em resposta aos comentários da postagem: "Em Defesa da Criação da Secretaria de Cultura":

Existem algumas cidades do Brasil que possuem a Secretaria de Cultura, Desportos e Lazer, como ocorre, por exemplo, em Feira de Santana(BA), Governador Valadares (MG) e Chapecó (SC). Assuntos de relacionamento intrínsecos, onde o investimento em uma das partes influencia as outras.
=
Talvez até mesmo o Turismo possa entrar em conjunto com a Secretaria de Cultura, conforme ocorre em algumas outras cidades, como a Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e Jaú em SP, ou São João Del Rei em MG. Acho mesmo que Santiago estaria mais apta a esta segunda hipótese.
=
Apesar da educação também estar relacionada com a cultura, há a necessidade em Santiago de sua separação, por dois motivos principais:
- a educação necessita de uma atenção especial e todo o esforço de um secretariado deve ser focado apenas neste sentido. (Por incrível que pareça, uma maior educação reflete em diminuição de gastos em saúde!) Em Santiago a educação já atingiu um nível "muito bom" - imagine se for apenas Secretaria de Educação;
- a nossa cidade necessita de macro-projetos culturais a longo prazo, em um planejamento estratégico que foque o epíteto "Terra dos Poetas". Portanto, a cultura deve receber uma atenção especial.

=
Enfim, colaborando com o que o leitor escreveu na outra matéria:
- se não se quer gastar muito (e mais) com a criação de outra secretaria, pode ser que se possa reorganizar a administração santiaguense para uma Secretaria de Cultura, desportos e Lazer, ou mesmo para Secretaria de Cultura e Turismo. É só escolher!
- esta reorganização iria proporcionar o avanço administrativo de Santiago, mantendo-se a educação como uma prioridade, mas ressaltando a importância da cultura.
E viva a "Terra dos Poetas"!

2 comentários:

  1. Caro Carlos,
    Tenho algumas perguntas:

    - Quais os motivos da Prefeitura Municipal de Santiago não criar tal secretaria?
    - Por que a criação de tal secretariado gerou tantas discussões?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa da defesa...

    estou acompanhando o seu Blog diariamente!

    abçs

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...